Publicidade
Novidades
Palmitinho inaugura primeira estação meteorológica automática
Equipamento com acesso público mede condições meteorológicas em tempo real
Por: Thaane Otero
Publicado em: sexta, 16 de setembro de 2022 às 08:57h
Atualizado em: sexta, 16 de setembro de 2022 às 09:04h

Uma parceria da administração municipal com o Sicredi possibilitou a instalação da primeira estação meteorológica automática do município de Palmitinho. O equipamento foi instalado na linha Santo Antônio e será utilizado para medir a temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento, pressão atmosférica, luminosidade, direção do vento e o índice pluviométrico registrado diariamente no município. Os índices poderão ser conferidos em tempo real. Em breve, os dados estarão disponíveis ao público por meio de acesso à internet, no portal do site da prefeitura.
Segundo a administração municipal, a compra do equipamento é oriunda de uma parceria entre Executivo e Sicredi, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional desenvolvido pela cooperativa. O projeto contemplado pelo fundo recebeu um investimento de aproximadamente R$ 10 mil e foi coordenado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e também contou com apoio da Emater/RS-Ascar.
Conforme o idealizador do projeto e responsável pelo setor do Meio Ambiente, Alex Negrini, o equipamento tem uma grande importância, pois mostrará em tempo real as condições climáticas do município. “Trata-se de uma estação automática, que vai permitir que qualquer pessoa tenha acesso a esses dados, com índices precisos e que também irão contribuir, principalmente, no que tange a emissão de laudos e ao planejamento para o plantio de lavouras”, destaca.
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Evonir da Rocha, agradeceu a parceria do Sicredi e salientou que a iniciativa irá contribuir para informar a população, mas também para prevenir algumas intempéries que serão alertadas pelo equipamento.
Já o prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello, destaca que a estação “representa um avanço da tecnologia, que vai fazer com que se possa levar informações para a população e para as entidades ligadas à agricultura”.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU