Publicidade
Saúde
Estado prorroga campanha de vacinação contra a pólio e multivacinação
Esta já é a segunda prorrogação da campanha, que se iniciou em 8 de agosto
Por: Redação
Publicado em: quinta, 29 de setembro de 2022 às 17:28h
Atualizado em: quinta, 29 de setembro de 2022 às 17:36h

Devido às baixas coberturas vacinais, a Secretaria da Saúde (SES) prorrogará até 22 de outubro, no território gaúcho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de um a quatro anos e multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Esta já é a segunda prorrogação da campanha, que se iniciou em 8 de agosto e tinha previsão de término em 9 de setembro.

Publicidade

O Rio Grande do Sul atingiu, até o momento, 60,48% de cobertura vacinal do público estimado para receber a dose da vacina contra a poliomielite, o que representa cerca de 335 mil crianças entre um e quatro anos. A meta da campanha é atingir 95% do público estimado em 554 mil crianças nessa faixa etária.

Em relação às cidades, 228 municípios gaúchos atingiram a marca de 95% ou mais de cobertura. O painel completo com os dados da vacinação da pólio está disponível no painel do Ministério da Saúde.

Todas as crianças nesta idade devem fazer agora na campanha a vacina oral poliomielite (VOP), a “gotinha”, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico (previstas aos 2, 4 e 6 meses de idade).

As crianças abaixo de um ano de idade também estão convocadas para a campanha, porém, deverão ser vacinadas conforme o histórico vacinal, por isso não há meta de cobertura para elas. Além da pólio, caso as crianças e adolescentes até 15 anos tenham outras vacinas pendentes, conforme avaliação da caderneta, poderão fazer as demais doses que estiverem em atraso.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações de Ascom Secretaria da Saúde RS.
Vitrine do AU