Publicidade
Boa Vista das Missões
Fórum “De onde virão os terneiros?” inicia na quinta-feira
Com Dia de Campo e Seminário, evento será realizado pelo Senar-RS
Por: Cíntia Henker
Publicado em: terça, 11 de outubro de 2022 às 09:46h

Colaborando com a eficácia produtiva, o Senar-RS realiza, na quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, em Boa Vista das Missões, o evento “De Onde Virão os Terneiros?”, parte da 111º etapa do Fórum Permanente do Agronegócio. O evento é de extrema importância para o setor, tendo em vista que o rebanho bovino do Rio Grande do Sul tem uma taxa de desmame de, em média, 56%. Este índice é abaixo do ideal, conforme explica o técnico do Departamento de Apoio Estratégico do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Pedro Rodrigues. “Devemos chegar perto de 80% para o sistema de cria pecuário se tornar competitivo”, explica. 
Serão dois dias inteiros de programação para produtores, técnicos e estudantes. No primeiro, ocorre o Dia de Campo, com a visitação de três propriedades rurais da região, onde os proprietários compartilham informações sobre manejo, potencialidades e dificuldades. No segundo dia, as atividades giram em torno do seminário, dividido em cinco palestras e duas mesas redondas sobre temas que envolvem rodeios de cria, otimização do uso da terra via integração lavoura-pecuária, sistemas forrageiros e controle de carrapato.
Segundo um dos painelistas, o professor José Fernando Piva Lobato, PhD do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS, o objetivo é fazer com que estes animais a serem desmamados tenham maior peso e desenvolvimento já no desmame.
De acordo com Ivonei Librelotto, que sediará o Dia de Campo em sua propriedade, esta é a primeira vez que o fórum acontece no Norte do RS. “Nossa participação nesse evento se deve ao fato de fazermos pecuária de cria e há poucos produtores na região. Normalmente, esse evento acontece na metade Sul do Estado e é a primeira vez aqui. Temos uns índices bons, nossa atividade é relativamente recente, fazem cinco anos que começamos com a pecuária de cria e temos tido bons resultados. Por isso, queremos ser difusores dessa prática e da integração lavoura-pecuária”, ressalta Librelotto. 
 
O evento 
O fórum “De Onde Virão os Terneiros?” é realizado pelo Senar-RS e Farsul desde 2012, e tem apoio da Casa Rural e do Sindicato Rural. De lá para cá, já somam 29 etapas, em 17 municípios gaúchos, atingindo um público aproximado de 7, 5 mil pessoas. Por isso, é considerado um dos principais eventos de pecuária de corte do Estado. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de outubro, pelo site senar-rs.com.br/inscricao.
– Passaremos um dia em locais com perfis bem distintos, mas com metas parecidas, voltadas à intensificação e melhoria dos índices reprodutivos; em conjunto com os debates, a ideia é levar conhecimento sobre como produzir mais e melhores terneiros, aprimorando a rentabilidade dos pequenos e médios produtores rurais – resume o técnico Pedro Rodrigues.

Publicidade


Programação
 
13/10 – Dia de Campo
8 horas - Fazenda Librelotto, propriedade de Ivonei Librelotto (BR-386 km 76 - Boa Vista das Missões).
12 horas - Almoço*, no Clube Atlético Boa Vista.
14 horas - Fazenda Três Capões, propriedade de Flávio Fialho Velho (BR 468 Km 7 – Três Capões - Palmeira das Missões).
15h30min - Fazenda Guatambu, propriedade de Luiz José Fialho Velho (BR 468 Km 7 – Três Capões – Palmeira das Missões).
17 horas - Encerramento.
* Almoço sem custo aos participantes.
 
14/10 – Seminário
8 horas - Cadastramento.
8h15min - Abertura oficial.
8h30min - Rodeios de cria: a base da pecuária sustentável (com o professor José Fernando Piva Lobato, PhD do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS).
10 horas - Intervalo.
10h15min - Otimização do uso da terra via integração lavoura pecuária (com Giovane Faé, da Embrapa Trigo).
11 horas - Planejamento forrageiro para sistemas de cria (com Cristiano Gotuzzo, engenheiro agrônomo no Geoplan Soluções em Agronegócio e instrutor do Senar-RS).
11h45min - Mesa Redonda para discussão.
12h30min - Almoço*.
14 horas - Recria intensiva e cria eficiente para produzir mais e melhores terneiros (com Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFSM, campus de Palmeira das Missões).
15h30min - Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas da ATeG - Assistência Técnica e Gerencial do Senar-RS (com o médico veterinário Iuri Pioly Marmitt, Supervisor de campo da ATeG - Gestão Avançada Consultores Ltda).
16h30min – Mesa-redonda para discussão.
17 horas - Encerramento.
*Almoço gratuito no local
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU