Publicidade
Investimento
Whey do Brasil investe R$ 170 milhões para industrializar soro do leite em Palmeira das Missões
Com capacidade de processamento de até 1,4 milhão de litros, produção da planta industrial deve iniciar em janeiro de 2024
Por: Thaane Otero
Publicado em: terça, 18 de outubro de 2022 às 09:54h
Atualizado em: terça, 18 de outubro de 2022 às 09:57h

A antiga fábrica da Nestlé, em Palmeira das Missões, será transformada em uma das maiores plantas de industrialização de soro do leite no Rio Grande do Sul, a Whey do Brasil. Em julho de 2020, a planta foi adquirida por um consórcio de oito laticínios, que formam a nova fábrica, sendo três da região de abrangência do jornal O Alto Uruguai – Stefanello, do município de Rodeio Bonito; Frizzo, de Planalto; e Kiformaggio, de Nonoai. Outras cinco empresas também fazem parte do grande investimento, sendo elas Friolack, do município de Chapada; Mandaká, de Nova Boa Vista; Doceoli, de Santo Cristo; São Luis; da cidade de Marau; e Paladar da Serra, de Guaporé.
De acordo com um dos sócios da Whey do Brasil, Humberto Doering Brustolin, inicialmente serão produzidos soro em pó comum, soro em pó desmineralizado, composto lácteo à base de gordura animal, composto lácteo à base de gordura vegetal e formulados. Com capacidade de processamento de até 1,4 milhão de litros, a expectativa do grupo é de que as obras estejam concluídas em dezembro de 2023, para iniciar a produção do soro em janeiro de 2024.

Publicidade

Investimento e geração de emprego
Projetada para ser uma das maiores empresas em industrialização de soro do Brasil, e a maior do Rio Grande do Sul, a empresa Whey do Brasil empregará cerca de 150 pessoas diretamente e 500 indiretamente, estimulando a bacia leiteira da região Norte do Estado, gerando um impacto econômico significativo.
– Nós somos um grupo de empresas gaúchas, que tem enraizado no Rio Grande do Sul todos os seus negócios e investimentos. Estamos unidos para conseguir gerar mais emprego e renda dentro do Rio Grande do Sul, e também para conseguir nos manter dentro do mercado frente a grandes empresas que vêm de outros Estados, inclusive algumas multinacionais, que vêm para o RS e acabam não conseguindo deixar um retorno aos gaúchos – comenta Brustolin.

Soro do leite
De acordo com Brustolin, o soro do leite é um produto que recentemente, com o avanço das tecnologias, deixou de ser um rejeito da produção, ou somente utilizado para a alimentação animal, como tradicionalmente era destinado, para agora, se tornar um produto de alta demanda. “Hoje, o soro do leite é utilizado como ingrediente de outros produtos, como o chocolate, panificação, sorvetes e até mesmo em cosméticos”, diz. 
Além de ser rico em nutrientes, o soro do leite tem uma capacidade de combinar com outros ingredientes para a produção de alimentos, por isso, a expectativa é de que a empresa passe a triplicar a sua produção, já nos três primeiros meses em funcionamento.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU