Publicidade
Viver bem
Mãos e cérebro conectados para o bem da saúde!
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quinta, 20 de outubro de 2022 às 10:08h
Atualizado em: quinta, 20 de outubro de 2022 às 10:13h

Aprender algo novo. Errar e repetir a dose até acertar. Ultrapassar o desafio de um ponto novo. Observar uma linha se tornando algo único, artesanal, seu. Nós bem sabemos que o prazer que essa prática proporciona não tem preço. Seja como hobby, profissão ou até estilo de vida.  
Mas, além disso, já existem benefícios claros do crochê e do tricô para a saúde.  Bom para a mente e para o corpo, a atividade é algo que só tem a acrescentar positivamente na sua vida. Quer entender por que fazer arte com linhas e agulhas é tão bom? Confira alguns dos benefícios que separamos das dicas do site da Escola de Artes Manuais. 

Publicidade

- Melhora a concentração 
As atividades manuais demandam muita concentração e atenção, e com o tempo, esse hábito faz com que você consiga ter muito mais foco, tanto na prática como em outras esferas da vida. Ou seja, é ideal para quem tem dificuldades ao se concentrar ou para momentos que estiver muito agitado e ansioso. Você entra em um mundo onde esquece de todo o resto, podendo se concentrar até mesmo em pé. 
 
- Reduz o estresse 
A química do cérebro se transforma durante – e após – o ato de crochetar ou tricotar. Nesse sentido, além de diminuir os hormônios que causam estresse, ao realizar a atividade os níveis de serotonina e dopamina aumentam. Esses hormônios são responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer, ou seja, você sai leve, satisfeito e feliz após dedicar um tempinho para as suas criações. Além disso, entramos em um mundo à parte devido à concentração necessária, esquecendo de tudo ao redor, inclusive os nossos problemas. 

 - Você fica mais relaxado 
Crochetar e tricotar é repetir movimentos. Você sabia que isso ajuda a acalmar o coração e a baixar a pressão sanguínea? Logo, a nossa sensação de conforto e relaxamento aumentem.  

- Visão acurada 
A prática ainda requer um exercício nos olhos, fazendo que com o passar do tempo, a acurácia (exatidão) da visão melhore. Além disso, lubrifica mais os olhos, o que evita problemas de cataratas e até a degeneração desse órgão tão essencial. 
 
- Autoestima lá em cima 
Ser capaz de criar algo do zero traz uma sensação de prazer e orgulho muito grande. Gera um sentimento de dever cumprido e a noção de que existe espaço para se expressar, o que ajuda a aumentar a nossa autoestima. Seja como for, nos sentimos produtivos e úteis, o que ultrapassa os limites do crochê e tricô, mudando a nossa forma de nos enxergar.  

- Estimula a criatividade 
Fazer arte é um eterno estímulo a esta habilidade. Poder criar e imaginar peças, misturar cores, pontos e formatos, faz com que a cada etapa adquira mais repertório e se torne cada vez mais criativo, tanto para o crochê, como para a vida.  

- Ideal para crianças 
A prática, além de ser muito divertida, podendo entreter e trazer todos os benefícios para a saúde já citados, estimula o desenvolvimento psicomotor, responsável principalmente pelas capacidades motoras e intelectuais. Essas habilidades são essenciais para a vida de qualquer ser humano e o aumento dessas capacidades começa na infância.  

- Diminui a depressão 
Como você pode observar nos itens anteriores, há diminuição do estresse, maior relaxamento e aumento da autoestima, nesse sentido, tudo isso ajuda a diminuir a ansiedade, podendo ajudar até mesmo em alguns casos de depressão.   

- Previne doenças degenerativas 
Por manter o cérebro ativo, inclusive demandando relações matemáticas, crochetar e tricotar exige concentração, raciocínio e coordenação motora, o que ajuda a prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.  
 
- Tudo de bom e fonte de renda 
Atualmente, está voltando a ser valorizado o que é feito à mão, o artesanal, o handmade. E peças em crochê e tricô são itens que nunca saem de moda e TODO MUNDO TEM pelo menos uma peça. Assim sendo, são várias as oportunidades no mercado para quem quer viver da sua arte. E trabalhar com o que a gente ama influencia diretamente na nossa saúde também.  

Comece você também!
Se você ficou encantada(o) com todos os benefícios dessa arte, porque não tenta praticar também? Em Frederico Westphalen, a loja Tricolã – que fica localizada bem em frente ao Sesc – está com muitos cursos. Todas as quartas-feiras à tarde, oferece oficina de tricô e crochê. De terça-feira a quinta-feira, das 18h30min às 20h30min, tem o curso de macramê. E outra novidade que está preparando, é que para o mês de novembro deve iniciar mais duas oficinas – uma de bordado à mão e uma de crochê com fio de malha.
Para saber mais, você pode contatar pelo telefone 3744-1888.  
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU