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Educação
Ideb 2021 apresenta números da educação básica durante a pandemia
Na região, a educação pública de Taquaruçu do Sul e Caiçara tiveram os melhores índices
Por: Wagner Stan
Publicado em: sábado, 22 de outubro de 2022 às 17:09h
Atualizado em: sábado, 22 de outubro de 2022 às 17:24h

O Ministério da Educação (MEC), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados, apresentados no último mês, são resultantes do levantamento realizado pelos órgãos para analisar a qualidade do ensino nacional. Nesta pesquisa é comparada a taxa de aprovação dos alunos com suas médias de desempenho nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. 
Na análise do levantamento ficou claro como a pandemia da Covid-19 impactou a educação do país de forma brusca nos anos de 2020 e 2021. Mesmo com o esforço das escolas e dos professores em se aproximar dos alunos de forma on-line e em busca de inovar no método de ensino, muitos não tiveram o suporte necessário para o desenvolvimento de suas atividades, algo que também pode ter impactado nos números do Ideb 2021. De acordo com o Inep, em 2020, a maioria das escolas suspenderam suas atividades, 99,3%. Já em 2021, 82,6% das escolas da rede de ensino implementaram atividades de forma híbrida e, nas atividades desenvolvidas de forma presencial, cerca de 99,7% utilizaram de métodos para o combate à Covid-19 por meio de uso de máscaras, aferição de temperatura dos alunos, entre outros métodos. Mesmo assim, em 2021, cerca de 100 dias foram de ensino remoto, de acordo com o MEC, ação que teve reflexos negativos na aprendizagem dos estudantes. 

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Dados podem não ilustrar totalmente a realidade
Na média nacional, o Ideb de 2021 apresentou pouca diferenciação em comparação aos dados de 2019. Nos anos iniciais, o índice caiu de 5,9, em 2019, para 5,8, em 2021. Nos anos finais, foi de 4,9 para 5,1 e, no ensino médio, os dados se mantiveram os mesmos, de 4,2. 
De acordo com especialistas, esses dados podem não demonstrar a realidade da educação nacional, principalmente em uma pandemia. Isso porque parte das redes de ensino utilizaram o método de aprovação automática para os alunos, aumentando assim o levamento de aprovação nas escolas. Outro ponto é o número de alunos que realizaram a avaliação, foi menor do que os anos anteriores em alguns Estados. Em 2019, a taxa de participação dos alunos foi de 80,99%; em 2021, foi de 71,3%.

Números na região 
Na região de abrangência do AU, as escolas apresentaram resultados regulares. Nos anos iniciais, os municípios tiveram resultados melhores do que da média nacional, com um média de 6,1 em comparação ao 5,8 nacional. No levantamento, a educação pública de Taquaruçu do Sul apresentou a melhor média, com 7. Nos anos finais, a média do índice entre os municípios foi de 5,2. 0,1 acima do resultado nacional. Taquaruçu do Sul também se destacou na média regional, com um índice de 6,1. No ensino médio, a média resultante foi maior que a nacional – foi de 4,6 em comparação aos 4,2 do nacional. Entre os municípios, Caiçara apresenta o maior índice, com 5,2. 


Taquaruçu do Sul: Escola Estadual José Zanatta de é destaque regional
No levantamento realizado por instituições de ensino, a Escola Estadual José Zanatta de Taquaruçu do Sul teve destaque com o melhor índice dos educandários da região no que se refere aos anos iniciais, com uma média de 7,8. “O resultado refere-se ao esforço coletivo de todos os profissionais que trabalham na escola. É um trabalho contínuo, de cuidado com o processo de ensino e aprendizagem”, destaca a diretora da escola, Silvia Daiana Parussolo Boniatti, afirmando, ainda, que o método utilizado na escola é de ter um olhar individual para cada aluno, observando as suas necessidades e que também o trabalho desenvolvido em proximidade com a família dos estudantes contribuiu para os bons índices. “O contato próximo à família também se torna indispensável, pois é por meio deste que podemos conhecer melhor cada estudante e auxiliá-lo nas dificuldades”, disse. 
As escolas da região que apresentaram os melhores índices nas demais categorias foram, no ensino médio, a Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, de Caiçara, com índice 5,3. Nos anos finais, duas escolas ficaram com o melhor índice, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena, de Frederico Westphalen, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental José André Acadroli, de Rodeio Bonito, ambas com o índice 6,5. 


Resultados Ideb 2021 em cada município:

Anos iniciais
Alpestre: 6,8
Ametista do Sul: 5,3
Boa Vista das Missões: 5,7
Caiçara: 6,1
Cerro Grande: 5,7
Cristal do Sul: 5,8
Dois Irmãos das Missões: 5,6
Erval Seco: --
Frederico Westphalen: 6,5
Iraí: 6,2
Jaboticaba: 5,8
Novo Tiradentes: 6,3
Palmeira das Missões: 5,9
Palmitinho: 6,4
Pinhal: 6,7
Pinheirinho do Vale: --
Planalto: 6,9
Rodeio Bonito: 6,3
Seberi: 6,6
Taquaruçu do Sul: 7,0
Vicente Dutra: 5,1
Vista Alegre: --

Anos finais
Alpestre: 5,1
Ametista do Sul: 4,9
Boa Vista das Missões: 5,2
Caiçara: 5,8
Cerro Grande: 5,0
Cristal do Sul: 4,8
Dois Irmãos das Missões: 5,1
Erval Seco: --
Frederico Westphalen: 5,3
Iraí: 4,8
Jaboticaba: 4,5
Novo Tiradentes: 5,0
Palmeira das Missões: 5,0
Palmitinho: 5,6
Pinhal: 5,9
Pinheirinho do Vale: --
Planalto: 5,2
Rodeio Bonito: 5,6
Seberi: 5,5
Taquaruçu do Sul: 6,1
Vicente Dutra: 4,5
Vista Alegre: --

Ensino médio
Alpestre: 4,1
Ametista do Sul: --
Boa Vista das Missões: 4,4
Caiçara: 5,2
Cerro Grande: --
Cristal do Sul: --
Dois Irmãos das Missões: --
Erval Seco: --
Frederico Westphalen: --
Iraí: --
Jaboticaba: 4,2
Novo Tiradentes: 4,1
Palmeira das Missões: --
Palmitinho: --
Pinhal: --
Pinheirinho do Vale: --
Planalto: 3,8
Rodeio Bonito: --
Seberi: 4,3
Taquaruçu do Sul: 4,3
Vicente Dutra: --
Vista Alegre: --

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
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