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Educação
Escolas da região passam a implementar turno integral
Instituições de ensino de Palmeira das Missões e Erval Seco já iniciam o novo formato no início deste ano letivo
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 20 de janeiro de 2023 às 13:57h
Atualizado em: sexta, 20 de janeiro de 2023 às 14:02h

Divulgado na última semana pelo governo estadual, a partir deste ano, mais 67 escolas contarão com ensino médio na modalidade de turno integral. Ao todo, o Estado contará com 111 escolas neste formato. O aumento de instituições integrais vem de encontro com o discurso do governador reeleito, Eduardo Leite, de tornar a educação gaúcha uma prioridade de seu governo e uma referência nacional. 
A Secretaria da Educação do RS, em reunião com as coordenadorias regionais, selecionou as escolas que podem vir a contar com turno integral. Pontos como infraestrutura e aceitabilidade da escola foram levados em consideração. De acordo com a coordenadora-regional da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Jogelci do Carmo Machado de Oliveira, o ponto principal para que a escola possa disponibilizar o ensino médio de forma integral é a presença, no município, de mais de uma escola de ensino médio, para que os pais ou responsáveis dos alunos possam optar entre o ensino integral ou não. 

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Duas escolas da região iniciam turno integral neste ano
Na região, apenas os municípios de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Erval Seco contam com mais de uma escola de ensino médio e, com isso, foram selecionadas três escolas, sendo elas a Escola Estadual Venina Palma, de Palmeira das Missões, Escola Estadual José Cañellas, de FW, e Escola Estadual Olivia de Paula Falcão, de Erval Seco. A partir desta seleção, a coordenadoria entrou em contato com as escolas e com a comunidade, solicitando se estas tinham interesse em implantar o ensino integral. 
Neste processo, as escolas de Palmeira das Missões e Erval Seco aceitaram e iniciam no novo formato já neste ano. A Coordenadoria Regional também tem dado suporte para as mudanças necessárias nas escolas, como a disponibilidade de professores, recursos humanos, merenda, entre outras. 
Em Frederico Westphalen, a Escola Estadual José Cañellas, em acordo feito pela direção, comunidade escolar, Círculo de Pais e Mestres (CPM) e corpo docente, optou por não implementar o ensino de modo integral. De acordo com a diretora, Clarice Ceolin Algeri, para a implementação da modalidade, a instituição de ensino deveria deixar de oferecer os outros formatos, como diurno e noturno, o que pode impactar na realização das atividades da instituição. A diretora ainda destaca que o ensino integral na escola é um sonho e a comunidade escolar ficou contente em ser selecionada. “Teríamos pouquíssimas turmas e inviabilizaria até o funcionamento da escola... Queríamos oferecer concomitantemente, ensino médio de tempo integral para os alunos que podem estudar o dia todo (...), e também oferecer ensino médio normal para os alunos que optam por não estudar o dia todo para ajudar no sustento da família”, destaca a diretora. 

Ensino fundamental
Na região de abrangência da coordenadoria, existiam apenas dois Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), um em Palmeira das Missões e um em Frederico Westphalen. No ano passado, de acordo com Jogelci, teve início a implantação do turno integral no ensino fundamental das escolas Erci Campos Vargas, de Palmeira das Missões, Tancredo Neves, de Iraí, e Cristo Redentor, de Alpestre. Totalizando cinco escolas de ensino fundamental com turno integral.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
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