Publicidade
Agricultura
Manejo de sistemas de irrigação é tema de capacitação em Jaboticaba
O propósito da atividade foi qualificar os produtores visando minimizar os danos causados pelas frequentes estiagens na região
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 17 de fevereiro de 2023 às 15:18h
Atualizado em: sexta, 17 de fevereiro de 2023 às 15:21h

Uma capacitação em manejo de sistemas de irrigação foi realizada na última terça-feira, 14, no em Jaboticaba, destinada a produtores rurais que já possuem sistemas de irrigação instalados em suas propriedades ou que pretendem realizar esse investimento. O propósito da atividade foi qualificar os produtores quanto ao manejo dos sistemas, visando minimizar os danos causados pelas frequentes estiagens que acometem a região.
A capacitação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Cooperjab, e contou com o apoio da Prefeitura de Jaboticaba, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Sicredi e Cresol. A primeira parte da capacitação foi realizada no CTG Crioulos da Querência, com as informações teóricas, destacando assuntos como demanda hídrica, turno de rega, balanço hídrico e monitoramento da água no solo.
A parte prática da capacitação foi realizada na propriedade dos irmãos Tiago e Diogo Trentin Stefanello, localizada na Linha Santa Lúcia, local aonde foram demonstradas práticas de aferição do sistema, manutenção de rotina, determinação da lâmina e do coeficiente de uniformidade, instalação de tensiômetro e definição do turno de rega e tempo de irrigação.
O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, com apoio da equipe de extensionistas do Escritório Municipal de Jaboticaba, na condução e organização da atividade.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom da Emater-RS/Ascar.
Fotos
Vitrine do AU