Publicidade
Juventude política
Vereador mais jovem de Palmitinho destaca a importância da renovação política
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 19 de abril de 2023 às 12:57h
Atualizado em: quinta, 20 de abril de 2023 às 08:58h

A juventude tem participado cada vez mais do ambiente político, o jovem está mais atento e preocupado com as decisões do país, seja por movimentações nas redes sociais, ou dispondo seu nome para cargos eletivos. Na região, a juventude política também vem se destacando. Em Palmitinho, o vereador Luiz Henrique Dalcanton, 28 anos, iniciou seu primeiro mandato em 2021, sendo, nas eleições de 2020, o mais jovem eleito e terceiro mais votado do município. 
– Na última eleição, coloquei o nome à disposição da comunidade por compreender a necessidade de uma renovação geracional, no partido e, também, no município, onde haviam muitos vácuos e pautas que não eram discutidas e que são essenciais estarem no dia a dia do poder público, das comunidades e da população em geral. Entendo que o poder público tem que ser um parceiro e ajudar a fomentar aqueles que estão investindo, empreendendo, gerando emprego e renda, e incentivar as iniciativas positivas que existem no nosso município – diz Dalcanton. 
Dalcanton destaca que a política sempre fez parte de sua vida. Na escola, participava de discussões sobre melhorias e direitos dos estudantes; na universidade, onde se graduou em Direito pela URI/FW, presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE), aos 17 anos se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT), o qual representa hoje na Câmara de Vereadores de Palmitinho. 

“A política se faz no dia a dia, e não a cada 4 anos”
Luiz Henrique utiliza das suas redes sociais para divulgar seu trabalho e ouvir as demandas dos palmitinhenses, mas é nas visitas que realiza nas comunidades do interior e da cidade de Palmitinho que se mantem próximo da população. 

Publicidade

– Acredito que as pessoas devem ser protagonistas e pertencentes da política, e, os gestores e parlamentares, devem estar sintonizados com as demandas do povo. E, assim, temos como característica do nosso mandato estar próximo das pessoas, conversando, mas, principalmente, ouvindo, pois, as pessoas devem ter participação ativa na construção do mandato e da política. E as visitas e o contato direto com a população nos ensina que conjuntamente e com diálogo apontamos os caminhos, saímos fortalecidos e erramos menos, já que a valorização das pessoas e a contribuição delas nos possibilitam ter uma construção da política onde ninguém fica pra trás. A política se faz no dia a dia e não a cada 4 anos – destaca o vereador. 
Entre as pautas que busca destacar em seu trabalho como vereador, Dalcanton busca evidenciar projetos voltados às oportunidades para juventude e estudantes, políticas públicas permanentes para agricultores, educação, entre outras pautas. “Os desafios são imensos, mas certamente com diálogo e trabalho seguiremos construindo um município cada vez melhor para as presentes e futuras gerações. E só é possível com a participação da comunidade”, destaca o vereador.  

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU