Publicidade
Revista SET
Editora Vitrola aposta em obras autoriais e apresenta diferenciais para o mercado nacional
Além de lançamentos exclusivos estão novidades em série e a autobiografia de Henry Ford
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 01 de junho de 2023 às 10:45h
Atualizado em: quinta, 01 de junho de 2023 às 10:52h

Em um mundo rico em tecnologias e informação na palma da mão, empreender no mercado editorial é uma tarefa para corajosos e apaixonados. Visão de mercado, dedicação e capacidade de oferecer diferenciais estão entre as características da Vitrola Editora que, de Frederico Westphalen, vem ganhando projeção nacional. Os trabalhos iniciaram em janeiro de 2020 e o primeiro livro publicado foi “A arte da guerra”, de Sun Tzu, em agosto do mesmo ano.
Entre suas características, a Editora Vitrola trabalha com o formato tradicional de publicações, diferente de editoras gráficas que são prestadoras de serviços. “Nós apostamos no que publicamos e, para isso, seguimos um processo. Em obras autorais, os originais recebidos passam pela avaliação do conselho editorial para apreciação, com o objetivo de verificar se encaixa em nossa linha editorial, que hoje está muito focada na área de negócios e relacionamentos. No nicho de ficção trabalhamos com obras de domínio público e autorais, com ficção-fantasia”, explica o editor da Editora Vitrola, Vitor Manfio.
Se o contrato for fechado, a Editora Vitrola oferece os serviços de tradução, preparação, revisão, diagramação, impressão – por uma gráfica terceirizada –, divulgação da obra e assessoria de marketing, inclusive, eventos de lançamento. Para oferecer esse atendimento, a empresa tem uma equipe focada na editora, com mais de 30 profissionais envolvidos direta e indiretamente com a Vitrola, como editor, assistente editorial, ilustradores, capistas, diagramadores, revisoras e tradutores, que atuam de acordo com a demanda dos projetos.
– O nosso principal diferencial é a capilaridade, ou seja, a questão da distribuição. Podemos dizer que a Vitrola faz o inverso do que é feito pelos demais players que, primeiro, produzem o livro na editora e depois pensam na distribuição.  Nós invertemos o funil da cadeia. Primeiro, atuamos como distribuidores e, depois, passamos a pensar na edição dos livros. Assim, temos toda a estrutura da distribuidora, que facilita a divulgação e a distribuição dos nossos livros em, aproximadamente, três mil parceiros, livrarias e pontos alternativos como farmácias, restaurantes, supermercados, conveniências, cafeterias e outros. É assim que nos destacamos – detalha o diretor-geral do Grupo Vitrola, Ramir Severiano. 

Lançamentos exclusivos
A Vitrola está sempre buscando bons autores e histórias. Por isso, tem lançamentos exclusivos, como “Fome”, de Iza Artagão, e a série Marvin Grinn, que sé encontrada na editora. Além disso, já lançou livros de autores de Frederico Westphalen, Passo Fundo, Santa Maria e até mesmo de outros estados, como Rio de Janeiro. Entre as obras estão “Matilda e o Clube de Leitura”, de Roberta Trevisan; “Atchim: a interferência da rinite no aprendizado e no desempenho escolar”, do Dr. Jorge Alan, “40 mitos e verdades sobre o seu celular”, de Roberto Franciscatto e “Casamento: como ferimos, como curamos”, de Vilson Langaro Corral. 

Novidades
A próxima aposta da editora é a série de livros de ficção fantástica Marvin Grinn, do autor santa-mariense Armando Ribas Neto. Além disso, a Vitrola se prepara para o lançamento da autobiografia de Henry Ford: Minha Vida, Minha Obra. Ela conta a história do empreendedor e criador do fordismo, mas não é necessariamente uma obra biográfica, pois apresenta algumas particularidades.

O Diário de Anne Frank e outras obras
Também foram lançadas pela Editora Vitrola, obras como “O diário de Anne Frank”, construída a partir de relatos da jovem escritos durante a Segunda Guerra Mundial; coleção de literatura e de obras didáticas de Monteiro Lobato; o livro “O pequeno príncipe”, que está na terceira reimpressão; o livro “A revolução dos bichos”, já em sua quinta reimpressão, e tantos outros clássicos publicados pela editora que sempre figuram na lista dos livros mais vendidos da Vitrola.

Grupo Vitrola
A Vitrola hoje é um grupo, composto em primeiro grau pela distribuidora, que iniciou o trabalho com a venda e distribuição de CDs e DVDs, e com o advento do livro teve base para crescer. Atualmente, conta com a editora, as franquias Vitrola em Frederico Westphalen, Lajeado e Santo Ângelo; o e-commerce, que é uma veia muito forte na empresa; e os quase três mil parceiros comerciais que atuam ligados à distribuidora. A Vitrola está entre as 10 maiores distribuidoras de livros do país.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU