Publicidade
Mauro Dalla Costa
“Busco sempre valorizar a cultura gaúcha”
Por: Susi Cristo
Publicado em: sexta, 02 de junho de 2023 às 11:37h
Atualizado em: sexta, 02 de junho de 2023 às 11:51h

Uma organização criada exclusivamente para organizar a Semana Farroupilha de Frederico Westphalen. Assim surgiu a Associação Farroupilha Frederiquense (AFF), no ano de 2015, e a cada ano novas movimentações são feitas, sempre prezando pelas atividades culturais, principalmente, aquelas que envolvam o meio tradicionalista. 
E quem sabe bem todo o trabalho realizado nestes quase oito anos de envolvimento na comunidade é o Mauro Dalla Costa, que agora em 2023 assumiu como presidente da associação, para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.
– Este ano eu coloquei meu nome à disposição da AFF, como possível presidente. Por fazer parte desde a sua criação, acredito que tenha chegado minha vez para puxar a frente da Semana Farroupilha aqui de Frederico Westphalen. Sou um dos fundadores da AFF, mas antes mesmo dela ser criada já fazia parte das equipes que ajudavam na organização dos festejos farroupilhas, tanto na parte artística, com as invernadas da cidade e região, como também na organização e contratação dos shows-bailes. Assumi a presidência agora em maio, após a eleição e registro em cartório, e o cargo se estende até o dia 28 de fevereiro de 2024, onde deverá ser feita nova escolha da diretoria – destaca Dalla Costa.

Publicidade

A associação 
A Associação Farroupilha Frederiquense (AFF) é a união do CTG Rodeio da Querência, do Piquete Alto Alegre, da Prefeitura de FW, da Câmara de Vereadores, da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Fórum e da AEFW. Todos os anos, estas entidades indicam pessoas que vão representá-las no trabalho da organização, além das pessoas que são fundadoras da AFF. A associação foi criada exclusivamente para organizar a Semana Farroupilha, sem visar lucro, podendo com seu CNPJ buscar recursos públicos ou privados para custear as despesas dos festejos de cada ano. 
– Este ano, procuraremos dar ainda mais estrutura aos galponeiros, como também para as famílias que vão escutar música gaúcha, com show e bailes em todas as noites, também com danças artísticas, com oficina do chimarrão, palestra sobre a tradição e cultura gaúcha. O que procuraremos melhorar este ano dos outros é a segurança dos galpões, colocando mais seguranças vigiando, durante o dia e principalmente à noite, e também a limpeza dos banheiros e da praça, contratando uma equipe somente para cuidar dessa parte durante todos os dias do Acampamento Farrapo – conta Dalla Costa.

O presidente
Mauro Dalla Costa tem 40 anos, é formado em Matemática e mestre em Ensino Científico e Tecnológico. Atualmente, é graduando em Engenharia Civil e atua como corretor de imóveis, mas nunca deixou de lado o seu envolvimento com o meio tradicionalista.
– Iniciei nas invernadas artísticas do CTG Rodeio da Querência no ano de 1989, e de lá para cá sempre fiquei envolvido com o tradicionalismo. Por muitos anos dançando em invernadas ou como coordenador artístico ou também professor de danças, por muitas vezes como representante do CTG em rodeios e Enarts na gaita de botão ou na dança tradicional ou dança de salão. Fui professor de dança em vários CTGs aqui da nossa região, como Caiçara, Ametista do Sul, Seberi, Taquaruçu do Sul, Palmitinho, Vista Alegre, Jaboticaba, e ministrei muitos cursos de dança de salão pela região também. Busco sempre valorizar a cultura gaúcha. O Acampamento Farrapo aqui de FW não é o que muitos acham e falam por aí, “que é só para fazer baderna e tomar trago”. Quem faz a Semana Farroupilha acontecer não é a AFF, e sim os galponeiros que estão em volta da praça os oito dias, jogando truco, comendo um churrasco ou comida de panela, tocando um violão, uma gaita, escutando música gaúcha. Junto com o meu vice, Luiz Paulo Franken, o apoio da minha esposa Lisiane, e todos os demais membros da AFF, daremos o nosso melhor, para que os festejos em FW se consolidem e a comunidade regional possa celebrar o orgulho de ser gaúcho com uma festa à altura – finaliza Dalla Costa.  

Fonte: Jornal O Alto Uruguai