Publicidade
Ensino superior
Vestibular da UFSM movimenta economia na região
Processo seletivo extraordinário com participação de aproximadamente 500 vestibulandos aconteceu no último domingo, 9, em FW
Por: Wagner Stan
Publicado em: quinta, 13 de julho de 2023 às 13:36h
Atualizado em: quinta, 13 de julho de 2023 às 13:42h

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou no último domingo, 9, o vestibular extraordinário para preenchimento de vagas da graduação. Em Frederico Westphalen, a prova foi realizada na sede do campus e recebeu mais de 500 vestibulandos vindos de Chapecó (SC) e outros municípios. A taxa de abstenção foi de cerca de 13,09% no campus de FW, sendo uma das menores na história de realização de vestibulares da instituição.
A movimentação gerada em Frederico Westphalen e região devido ao vestibular foi positiva, principalmente, nos setores hoteleiro e alimentício. De acordo com a vice-diretora da UFSM-FW, Eliane Santos, os estudantes que prestaram vestibular no município e seus familiares se hospedaram em sua maioria em FW, em algumas cidades da região, como Iraí, entre outras, assim como realizaram suas refeições em restaurantes do município. Ainda, a vice-diretora da instituição destaca que o momento também foi de divulgação dos pontos turísticos de Frederico Westphalen e região. 
Nesta edição do vestibular, as vagas que estavam sendo concorridas eram para a sede, Santa Maria, para os campi de Palmeira das Missões e de Cachoeira do Sul, mas os próximos processos seletivos devem englobar vagas de todos os campi, inclusive FW. 

Publicidade

Retomada do vestibular seriado 
A UFSM aprovou, para os próximos anos, a realização do vestibular seriado, o Processo Seletivo Seriado (PSS), e também de um vestibular geral que somam ao preenchimento de vagas da instituição. O PSS será realizado diretamente nas escolas de ensino médio, de forma seriada, ou seja, em cada ano do ensino médio acontecerá uma prova, e no ano final também será feita a redação. Já o vestibular geral será realizado no fim de cada ano, que consiste em uma prova e uma redação, na sede da instituição. Mesmo com as novidades, a UFSM mantém sua captação de alunos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até o ano passado, a distribuição de vagas era 100% pelo Sisu, neste ano, serão 70% das vagas pelo Sisu e 30% pelo vestibular. No ano de 2026, inicia a nova distribuição, que é de 30% pelo Sisu, 30% pelo vestibular e 40% pelo PSS. É importante destacar também que todos os processos seletivos manterão a lei de cotas. 
O campus de FW que disponibiliza todos os anos cerca de 305 vagas em seus cursos de graduação, terá no próximo ano, a disponibilização de 215 vaga pelo Sisu e 90 pelo vestibular.
Segundo Eliane, a retomada do PSS é benéfica para toda a comunidade acadêmica e também para a sociedade regional. Movimentações já estão sendo realizadas com o objetivo de aproximar a instituição de ensino superior com as escolas estaduais da região para a promoção do PSS, e também é importante para o preenchimento das vagas disponíveis na UFSM. Além disso, a realização do vestibular geral todos os anos no município e a vinda de alunos para o campus poderá contribuir para movimentar a economia local. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU