Publicidade
FW
Coleta seletiva completa um mês com resultados positivos
Representantes da administração destacam a necessidade de ajustes nos próximos meses
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 14 de julho de 2023 às 10:19h
Atualizado em: sexta, 14 de julho de 2023 às 10:33h

A coleta seletiva em Frederico Westphalen completou, nesta semana, um mês de sua retomada. Entre a necessidade de algumas melhorias no processo e a conscientização da comunidade, o resultado tem se apresentado positivo. De acordo com a chefe do Setor de Reciclagem da Secretaria de Meio Ambiente de FW, Thais Prestes Stein, alguns bairros do município já contam com cerca de 80% das casas e estabelecimentos aderindo à coleta seletiva, realizando a separação de forma correta. 
Entretanto, problemas estão sendo enfrentados em três bairros, onde a separação dos resíduos não está sendo realizada. Nestes locais, um trabalho de conscientização já está sendo feito por meio da ação de agentes de saúde. A gestora destaca, ainda, que desde a retomada da coleta no município, diversas ligações já foram realizadas para a Secretaria de Meio Ambiente, com algumas reclamações, e a Semma busca atender e orientar todos. “Pedimos que as pessoas tenham um pouco de paciência nesse momento, porque o projeto vai sofrer alterações e aprimoramentos, e vamos de forma pontual resolver essas situações. O que não pode acontecer agora é desistir”, destaca Thais. 

Publicidade

Demandas da comunidade
Demandas são feitas pela comunidade, como a disponibilização de um maior número de lixeiras nas ruas, distribuição de sacolas diferenciadas que auxiliem na identificação para a separação, entre outras. Segundo Thais, alguns supermercados do município devem disponibilizar em breve esses tipos de sacola, e estas demandas já foram levadas à administração e estão sendo analisadas. 
Em breve, atividades de conscientização acerca da separação correta devem ser retomadas nas escolas e um levantamento quantitativo de quais bairros estão aderindo ao programa, quais não estão e o porquê, deve ser feito nos próximos dias, assim como, reuniões para resolver problemas internos do programa. 

Semma orienta sobre a realização de compostagem 
Ainda, a analista ambiental da Semma, Lenice De Carli, destaca que as pessoas que moram em casas e desejam optar pela compostagem e a reutilização de resíduos, a secretaria está de portas abertas para orientar as melhores formas de realização. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU