Publicidade
Experiências
Alunos da UFSM-FW retornam de mais uma edição do Projeto Rondon
O grupo, formado por oito alunos e dois professores do campus de Frederico Westphalen, ficou duas semanas na cidade de Castanheiras, em Rondônia
Por: Wagner Stan
Publicado em: terça, 08 de agosto de 2023 às 10:29h
Atualizado em: terça, 08 de agosto de 2023 às 10:33h

O grupo que representou a UFSM no Projeto Rondon “Operação Sentinelas Avançadas de 2023” desembarcou no campus de Frederico Westphalen (UFSM-FW) no último dia 20 de julho, após duas semanas em Castanheiras (RO). 
O grupo atuou ministrando oficinas sobre o meio ambiente, comunicação, trabalho, tecnologia e produção. O Projeto Rondon desenvolve a cidadania entre estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades nas comunidades assistidas. A equipe desembarcou em Castanheiras, no dia 8 de julho, e ficou instalada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vasco da Gama. 
Nesta operação, a comitiva da UFSM foi formada pelos professores Gizelli Moiano de Paula e Edner Baumhardt, e pelos estudantes de Engenharia Florestal, Adriana Maria Iora, Amanda da Rosa, Marcelo Gabriel de Lima, Liandra da Silva Denardi, Lorena Gabrielle de Leles Silva Fernandes, Otávio de Jesus Batistas e Wellington Gomes Schmitt, e pela estudante de Relações Públicas, Luciana Braatz. Com exceção dos professores, todos estavam participando do projeto pela primeira vez. A estudante de Relações Públicas, Luciana Braatz, relata que a Operação foi inesquecível. 
– Encontramos muitas pessoas que nos ajudaram e conhecemos muitas histórias que nos emocionaram e mudaram a nossa visão sobre a vida. Jamais iremos esquecer as pessoas com as quais trabalhamos, o sorriso de cada criança e a forma como a cidade nos acolheu – destaca Luciana.  
Algumas das atividades precisavam ser adaptadas para cada público, para que pudessem ser mais proveitosas. As oficinas com temas relacionados ao meio ambiente, por exemplo, foram ministradas de forma diferente para crianças, adolescentes e adultos. Este público diversificado tornou a experiência ainda mais abrangente, para a equipe e para a comunidade. 
A estudante de Engenharia Florestal, Liandra Denardi, conta que a experiência mais marcante da viagem foi a recepção da comunidade, o acolhimento do público e a imersão cultural despertou um misto de felicidade, empatia, doação e amizade. “Tive sensação de se sentir realmente parte de uma família e amor por estar envolvida em algo tão grandioso. É difícil conter as emoções ao lembrar de tudo que vivemos nesses 20 dias. Com certeza essa operação será lembrada para sempre com muito amor e saudade”, destaca Liandra. 

O Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa que contribui com o desenvolvimento social e da cidadania nas comunidades e instituições participantes. Os envolvidos são instigados a pensar em soluções sustentáveis para promover a inclusão social e a redução da desigualdade em diferentes comunidades. A iniciativa surgiu em 1967, com a intenção de levar a juventude universitária para conhecer a realidade brasileira. Em 2004, o Projeto passou por uma reformulação e foi reativado nos moldes de hoje, enviando professores e alunos universitários de diferentes áreas do conhecimento para propor soluções de superação de demandas locais.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da UFSM.
Fotos
Vitrine do AU