Publicidade
Inovação
Small Farm Hub promove workshop sobre criação de startups
No evento representantes do hub lançaram o Hackathon Desafios do Agro
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 09 de agosto de 2023 às 09:31h
Atualizado em: quarta, 09 de agosto de 2023 às 09:34h

O Small Farm Hub, que tem como mantenedoras a URI/FW e a Sicredi Conexão, com parceria do Inova RS, promoveu na noite desta terça-feira, 8, o workshop “Startando uma Startup”. O encontro contou com a palestra do publicitário, especialista em gestão de pessoas, estratégias e negócios, mestrando em Desenvolvimento de Negócios e Inovação, pela Must University/Flórida, Flaviano Gastão Júnior. 

Publicidade

Durante o evento o palestrante apresentou aos participantes o que é uma startup, como construir um time de trabalho para dar o pontapé inicial em um empreendimento de inovação, fases de uma startup, planejamento estratégico e como buscar investidores. 

O que é uma Startup e qual o perfil de um empreendedor de inovação? 
Uma startup é uma empresa que, a partir de um problema existente, apresenta como produto uma solução, com possibilidade de crescimento. 
De acordo com o palestrante as regiões do Sudeste e Sul contêm cerca de 80% das startups do país, tendo São Paulo como o Estado com o maior número de empresas inovadoras, Santa Catarina em segundo e o Rio Grande do Sul em quarto lugar. 
Segundo Gastão Júnior, hoje o perfil do empreendedor de inovação é em sua maioria masculino (74%), e com faixa etária entre 30 e 40 anos. Isso se deve principalmente a grande presença masculina nos cursos de graduação em Tecnologia da Informação. Perfil que vem ganhando crescente participação feminina. Outro dado que se destaca é o grau de formação dos criadores de startups, cerca de 96% contam com graduação e especialização. 
Inovação para solucionar problemas 
O ponto de partida de uma startup é a apresentação de uma solução com propósito, com valor agregado e que atenda as necessidades do cliente. Alguns dos exemplos apresentados por Gastão Júnior foram as startups Uber, de mobilidade urbana, e Airbnb, de hospedagem. 
Acerca da criação de um time de trabalho para “startar” uma startup, o palestrante destaca a importância do contato com diferentes grupos. Ou seja, trocar informações com demais empreendedores é essencial para se manter no mercado da inovação. “Como inovar se só convivemos com os mesmos grupos”, destaca o palestrante. 
Além disso, o publicitário destacou as fases de uma startup, desde a ideia e conceito, o experimento e avaliações para entender o mercado em que se está inserido gerando uma redução de riscos, criação do modelo de negócio e a busca de investidores. 

Hackathon Desafios do Agro é lançado 
Com o objetivo de levar para a prática os ensinamentos adquiridos no workshop, o Small Farm Hub lançou ao final do encontro o Hackathon Desafios do Agro, que serão dois dias de imersão na construção de ideias inovadores e prováveis startups no agronegócio. O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro e as inscrições serão abertas ainda nesta semana pelas redes sociais do Small Farm Hub. Podem participar equipes de até cinco pessoas ou individualmente, de forma gratuita. Os melhores trabalhos desenvolvidos na imersão poderão ser pré-incubados pela Small Farm Hub, junto ao Sebrae.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU