Publicidade
Região
36ª Mateada de Erval Seco é aberta
Programação segue até o domingo com atividades culturais e show de Matheus Teixeira e Grupo Pachola
Por: Wagner Stan
Publicado em: quinta, 17 de agosto de 2023 às 22:53h
Atualizado em: sexta, 18 de agosto de 2023 às 08:29h

Foi aberta oficialmente a 36ª edição da Mateada de Erval Seco. A abertura oficial aconteceu na noite desta quinta-feira, 17, na Praça do Imigrante no município e contou com a presença de autoridades locais e regionais. Após a solenidade de abertura a comunidade pode aproveitar um show-baile com a banda Musical Integração. A mateada é uma realização do CTG Mate Amargo, de Erval Seco, junto à Escola Estadual Olivia de Paula Falcão, com apoio da administração municipal, e segue até o domingo, 20. 

Publicidade

O prefeito de Erval Seco, Leonir Koche, destaca a emoção e felicidade em ver a alegria da comunidade ervalsequense na retomada da mateada, que há três anos não era realizada. “Trabalhamos muito, nos preparamos para esse evento, organizando detalhes para que tivéssemos sucesso. Dá para ver desde segunda-feira a vontade que o povo tinha de fazer essa mateada”, destaca o prefeito. 

A mateada esteve aberta para todos os públicos na quinta-feira, 17, e estará no domingo, 20. Na sexta-feira e sábado será cobrada uma entrada onde todos os recursos captados serão destinados para a Escola Olivia de Paula Falcão. 

Segundo o presidente da comissão organizadora do evento, patrão do CTG Mate Amargo e secretário de Administração de Erval Seco, Éder Wink, a mateada já é um sucesso desde o início com a realização do 31º Bate Casco que saiu de Iraí com cerca de 100 cavalarianos e chegou a Erval Seco com mais de 300 tradicionalistas. O patrão destaca ainda a importância do evento para a cultura regional, sendo um evento tombando como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. “Para nós é uma satisfação estarmos dando esse pontapé inicial para mais quatro dias de festa. Essa festa não é somente de Erval Seco, mas também de todo o Estado. Deixamos o convite para todos”, destaca Wink. 

Confira a programação completa da mateada

Sexta-feira, 18: 32ª Gincana Cultural e Recreativa, às 13h30min; sorteio do programa Educação Fiscal, às 18 horas; programação alusiva ao aniversário da Escola OPF, às 19h30min; apresentação artística da invernada Chiru do CTG Crioulos da Querência de Jaboticaba, às 20 horas; homenagem ao professor, Solano Lima (in memoriam), às 21 horas; show-baile com o Grupo Manotaço, às 21h30min.
Sábado, 19: 7º "Mate Canto", às 14 horas; show com Juninho e Mau Mau, às 20h30min; bailão com "Pérola Negra" e "André Renner & Banda", às 22h30min.
Domingo, 20: apresentações artísticas dos Elencos do CTG Rincão da Saudade, de Dois Irmãos das Missões, às 14 horas; apresentação do grupo de Ballet da Academia Life Fitness, às 14h45min; apresentações artísticas dos Elencos do CTG Mate Amargo, de Erval Seco, às 15 horas; encerramento oficial às 16 horas; show-baile com Matheus Teixeira e Grupo Pachola, às 17 horas.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU