Publicidade
Inclusão
Projeto de Lei institui Dia Municipal de Combate à LGBTfobia em FW
Proposição do vereador suplente do PDT, Ivonei Fão, foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária da terça-feira, 15
Por: Wagner Stan
Publicado em: segunda, 21 de agosto de 2023 às 15:47h
Atualizado em: segunda, 21 de agosto de 2023 às 16:10h

A Sessão Ordinária da terça-feira, 15, foi marcada pela aprovação do Projeto de Lei Nº 10/2023, que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Frederico Westphalen o Dia Municipal de Combate à LGBTfobia. A proposição de autoria do vereador suplente Ivonei Claudio Fão (PDT) tem por objetivo celebrar o dia 28 de junho por meio de ações de conscientização, campanhas e a implantação de políticas públicas, promovendo o respeito e a tolerância. Na presença da comunidade, em especial o grupo Diversidade FW, o PL foi aprovado de forma unânime, por todos os vereadores da Casa Legislativa.
Em sua fala, Fão enfatizou o sentimento de responsabilidade em representar a comunidade LGBT, e espera que “a iniciativa se torne exemplo para outros municípios, que estudem e busquem também implantar em suas cidades, pois muitas pessoas precisam desse olhar e atenção, garantindo a liberdade e a segurança para ser quem são”, ressaltou o propositor do projeto. “Vivemos episódios lamentáveis em várias áreas da sociedade e são necessários mais respeito e amor. Para além da inclusão da data, é o momento de refletirmos e buscarmos fazer o bem, pois todos precisam de espaço na sociedade”, salientou o presidente da Câmara, Raul Pazuch da Silva (PSDB).
Aline Ferrari Caeran (Progressistas) destacou o compromisso do Poder Público em exercer o seu papel na promoção de debates e políticas públicas que atendam a Legislação, e também a importância de compreender o significado de orientação sexual e identidade de gênero, “sendo a falta de conhecimento uma das fontes do preconceito”, explicou.
O vereador Antônio Luiz Pinheiro (MDB) também foi favorável à proposição de lei, destacando “que todo e qualquer projeto que garanta o respeito e o livre arbítrio das pessoas sempre contará com meu apoio”. Já o vereador Jorge Alan Souza (PSDB), ressaltou que “a repetição é a alma do aprendizado e que as questões de inclusão devem ser trazidas até que sejam naturalizadas, pois é através das diferenças que o mundo se torna cada vez mais desenvolvido”.

Publicidade

Agora, o Projeto de Lei vai para sanção do prefeito. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Câmara de Vereadores de FW.
Vitrine do AU