Publicidade
URI/FW
Semana do Ministério Público chega a Frederico Westphalen
Evento contará com ciclo de palestras sobre o Tribunal do Júri e a importância da Instituição para a sociedade
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 15 de setembro de 2023 às 13:45h
Atualizado em: sexta, 15 de setembro de 2023 às 13:47h

Com o objetivo de qualificar a formação acadêmica dos estudantes do curso de Direito e aproximar o Ministério Público da comunidade local, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) promove, nos dias 18 e 19 de setembro, a primeira edição da Semana do Ministério Público de Frederico Westphalen, promovida junto ao curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Frederico Westphalen (URI/FW), que completa três décadas em 2023.
A abertura do encontro, marcado para a noite de 18 de setembro, contará com a palestra “Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?”, ministrada pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz. Na ocasião, o chefe do MP gaúcho vai apresentar o funcionamento da Instituição e as primeiras ações de sua gestão. “Queremos que seja uma conversa com os alunos, um momento para que possamos mostrar porque o Ministério Público é fundamental para a vida de todos os cidadãos. Vamos apontar os desafios para retomar o protagonismo do Ministério Público, além das inúmeras ações que já estão sendo implementadas para atender ainda melhor as demandas da sociedade. Sempre lembrando que a Instituição é feita por pessoas e para pessoas. Esse é o nosso propósito, estar cada vez mais próximos da comunidade”, afirma Alexandre Saltz. 
Para a noite de encerramento, 19, está marcada a palestra “A tragédia do crime no Brasil e o Tribunal do Júri”, do procurador de Justiça Silvio Munhoz. Em sua apresentação, o palestrante irá abordar sobre a criminalidade no Brasil, as causas do fenômeno e a importância do Tribunal do Júri para o combate. “Vamos mostrar que os detratores muito mais do que não gostar da Instituição estão tentando enfraquecê-la, a fim de enfraquecer o Júri que atualmente é o instrumento que garante a maior punição. Hoje, temos inclusive nas cortes superiores tentativas de ataque ao Júri e realizando manobras de jurisprudências para estender a impunidade a outros âmbitos do combate de promotores de Justiça no combate ao crime”, destacou. 

Publicidade

Parceria de longa data
A AMP/RS já integrou outras iniciativas em conjunto ao curso de Direito da URI de Frederico Westphalen, como o Seminário Jurídico de Extensão Universitária, que envolvia outras entidades jurídicas. Entretanto, com a chegada da Semana do Ministério Público à Frederico Westphalen, esta será a primeira vez que a entidade promove um evento exclusivo na instituição de ensino. “A Associação já possui uma parceria histórica com a URI, mas temos que destacar que esta será a primeira vez em que iremos levar o projeto à universidade. É muito bom poder retomar essa parceria. Temos muito a agradecer ao pessoal da coordenação pela disponibilidade e por nos permitir aprofundar a relação com a comunidade acadêmica”, disse o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves. 
Organizadora do evento, a promotora de Justiça do município Michele Dumke Kufner comemora a realização do projeto junto ao curso de Direito da URI de Frederico Westphalen que completou 30 anos em 2023. “Neste ano receberá, pela primeira vez, o Ministério Público vem à URI para uma jornada de palestras acadêmicas promovidas pela AMP/RS. Nosso objetivo é aproximar os estudantes da instituição, reforçar os laços com a comunidade, especialmente a acadêmica, e abordar temas que são do cotidiano das Promotorias de Justiça, principalmente para demonstrar a forma como trabalhamos de forma incansável na defesa da sociedade gaúcha”, enfatizou.

Sobre o projeto
A Semana do Ministério Público é um tradicional evento promovido pela AMP/RS desde 1985, que tem como principal objetivo aproximar o Ministério Público, o corpo acadêmico e a sociedade. Realizado anualmente, o evento teve a primeira edição realizada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, e desde então tem sido replicado nas principais universidades do Estado. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da URI/FW.
Vitrine do AU