A equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Frederico Westphalen realizou, na última sexta-feira, 14, uma ação referente ao Dia D de Conscientização contra a Dengue, na Praça da Matriz. A mobilização incluiu a distribuição de materiais informativos e orientações sobre medidas de prevenção ao Aedes aegypti.
O coordenador do programa de combate à dengue, Marcelo Gomes Oliveira, informou que o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) indicou baixo risco de infestação no município. Ele ressaltou que a manutenção desse cenário depende da participação da população, responsável pela maior parte dos locais onde são encontrados focos do mosquito. “Mais de 80% dos criadouros estão dentro das residências”, afirmou.
De acordo com dados do Painel de Casos de Dengue do Rio Grande do Sul, Frederico Westphalen registrou, em 2025, 31 notificações da doença. Ao todo, 19 casos foram confirmados, oito foram descartados, três permanecem inconclusivos e um segue em investigação. A comunidade pode comunicar possíveis focos do mosquito ou registrar denúncias pelo WhatsApp (55) 9 9727-3218.