Apesar de ter sido pouca a chuva registrada na maioria dos municípios da região no fim da tarde de domingo, 16 – cerca de 25mm, em média – o que trouxe prejuízos para algumas localidades foi o vento. As rajadas de vento de quase 100 km/h resultaram em destelhamentos, quedas de árvores e galhos – que interromperam vias nas áreas urbanas e no interior.
O vento também causou danos na rede elétrica, com queda de fios, interrupção do fornecimento de energia por várias horas em alguns locais, queda da decoração enfeites natalinos que já estavam sendo instalados em muitos municípios e problemas no interior, como destelhamentos e outros prejuízos em estruturas, como galpões e estufas.
Apesar do tempo severo, os prejuízos podem ser considerados amenos. Corpo de Bombeiros, equipes das Defesas Civis municipais e das secretarias das prefeituras atuaram no suporte e atendimento aos moradores, da distribuição de lonas a outros serviços. A Defesa Civil Regional de Frederico Westphalen está realizando o levantamento em toda a região.
Conforme a RGE, houve problemas no serviço de energia para várias economias nos municípios da região, mas na maioria, o problema foi resolvido ainda no domingo. A Corsan informou possibilidade de falta de água ainda nesta segunda-feira, 17, em Alpestre, Planalto e Vicente Dutra, pois as estações não têm energia. Felizmente, não há registro de pessoas feridas.
A maioria dos 21 municípios de circulação do jornal O Alto Uruguai registrou algum tipo de dano. Confira o levantamento completo, por município, em nossa edição digital desta segunda-feira, 17.