O Jogada Ensaiada #017 desta segunda-feira, 2, contou com a participação do ex-preparador físico do União Frederiquense e do Guarani Futsal, Pedro Francke. Vivendo por 11 anos o dia a dia e a rotina dos clubes de futebol e futsal de FW, o profissional relembrou a sua trajetória como preparador físico, marcada por experiências desafiadoras, mas muito vitoriosas no esporte gaúcho e até internacional.
Início de carreira
A mais de 20 anos integrado ao ambiente de vestiário, Francke relembrou o seu início no Sapucaiense em 2004, saindo de vez da área de administração de empresas para viver o esporte “na pele”. O profissional também falou da ajuda que recebeu de nomes gabaritados da preparação esportiva, como Marcelo Carpes e Elio Carravetta, que abriram as portas para ele poder iniciar a sua caminhada no futebol.
Dentre tantos nomes importantes que trabalhou, o preparador físico pontuou quais foram os que mais ganharam admiração durante a sua trajetória no futebol, como: Fabiano Daitx, Rodrigo Bandeira, Júlio César Nunes e Luís Carlos Winck. Já nas quadras, Pedro Francke destacou os trabalhos de Guilhermo Verfe, Raphael Melo e Juninho Madruga a frente do Guarani Futsal.
Como lidar com os jogadores?
Com mais de 20 anos de experiência no esporte, o preparador físico explicou como lidar com diferentes comportamentos de atletas dentro do vestiário, para que todos mantenham um nível físico aceitável. Francke também contou qual é o tipo de jogador mais difícil de se administrar no dia a dia, “É fácil administrar o bom jogador. O problema é tu administrar o ruim que acha que é bom”.
Dentre tantos atletas que dividiu o ambiente, o profissional destacou o zagueiro Sandro Blum, que atuou em clubes como Palmeiras, Juventude, Atlético Mineiro e Sport Recife e trabalhou com Francke no Aimoré.
Fazendo história no Leão da Colina
Tendo integrado a preparação física do União Frederiquense de 2014 até 2018, Francke conta da sua chegada ao clube, a convite de Rodrigo Bandeira, após recusar uma proposta do Santo Ângelo. Participando da histórica campanha do acesso de 2014, o profissional relata algumas das dificuldades do clube nessa temporada, que vivia entre o “8 ou 80” entre a vaga para os mata-matas ou para o descenso à terceirona.
Chegada no futsal
Depois de sair do Leão da Colina e rodar por outros clubes do Brasil, o preparador físico recebe em 2021 o convite para compor a comissão técnica do Guarani Futsal, clube onde foi campeão da Taça Farroupilha em 2022, da Supertaça Farroupilha de 2023 e vice-campeão da Copa dos Pampas de 2025. Pedro Francke não poupou elogios a estes três grupos que passou, destacando o comprometimento dos atletas e do trabalho duro que foi feito.
Futuro pós-copinha
Atualmente, depois de ter comandado a preparação física do Real SC na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Pedro Francke diz estar reservando um tempo para passar com a sua família e dar uma atenção maior para os seus pais. Para o futuro, o profissional não descarta seguir no projeto do próprio clube de Tramandaí como preparador do elenco principal e do sub-20, mas também fala de um contato que recebeu de um treinador para trabalhar por outro clube.