Publicidade
Região
Encontro em Palmeira das Missões tratará da retomada das obras do HPR
Evento deve formalizar convênio entre município e Grupo Hospitalar Conceição para viabilizar conclusão da casa de saúde
Por: Diego Macagnan
Publicado em: quinta, 19 de fevereiro de 2026 às 11:23h
Atualizado em: quinta, 19 de fevereiro de 2026 às 11:27h

A Administração de Palmeira das Missões e Grupo Hospitalar Conceição (GHC) realizam nesse domingo, 22, às 11h30, um encontro regional para tratar da retomada das obras do Hospital Público Regional (HPR). O evento ocorrerá no Restaurante do Parque, no Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardong, com a presença do secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Julio Tabosa Sales, do diretor-presidente do GHC, Gilberto Barrichello, do prefeito palmeirense, Evandro Luís Massing, além de autoridades locais. Durante a programação, está prevista a assinatura de convênio para viabilizar a conclusão da estrutura física, a aquisição de equipamentos e o início do funcionamento da unidade.

Publicidade
Publicidade

Situação das obras
As obras do HPR estão embargadas desde 3 de novembro de 2022, após a constatação de problemas estruturais. O prédio está localizado às margens da BR-468 e apresenta mais de 60% de execução física. Conforme dados divulgados pela administração municipal, os investimentos já superam R$ 72 milhões. O hospital teve diferentes previsões de entrega ao longo da execução. Inicialmente, a conclusão era projetada para 2022 e, posteriormente, para 2023, mas o embargo suspendeu o cronograma e ainda não foi definida nova data oficial de entrega. Relatórios técnicos apontaram rachaduras em vigas e em elementos de sustentação, o que motivou a paralisação. A prefeitura informou que a interrupção ocorreu por necessidade de soluções técnicas, e não por falta de recursos. O projeto prevê 220 leitos e atendimento de referência para 72 municípios da região.

Medidas adotadas
Em outubro de 2023, o prefeito informou que a empresa Sial Construções Civis Ltda. deixaria de ser responsável pela obra e que seria aberto processo licitatório para contratar outra empresa para concluir os serviços. Em 2024, o município deu continuidade a essa etapa e publicou o edital para contratação de empresa encarregada dos estudos visando à retomada da obra, representando uma evolução no processo de formalização dos procedimentos de contratação.  Ainda em 2024, a prefeitura firmou parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) para prestação de serviços de avaliação técnica da estrutura do prédio. O contrato prevê a realização de ensaios e análise detalhada dos elementos estruturais, com elaboração de projeto e orçamento para reforço estrutural, se necessário. 

Por fim, em 2025, além da continuidade desses procedimentos técnicos, foram registradas ações administrativas visando a segurança do canteiro de obras, incluindo licitações para serviços provisórios de vigilância e monitoramento no local.  A administração de Palmeira das Missões também informou à época que adotaria medidas judiciais em relação à empresa responsável pela execução anterior, enquanto busca solução técnica para permitir a retomada dos trabalhos e estabelecer novo cronograma de conclusão.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai