Um temporal atingiu municípios da região no fim da tarde desta quinta-feira, 19, e provocou danos materiais, interrupção no fornecimento de energia elétrica e reflexos no abastecimento de água.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, equipes atenderam ocorrências de galhos sobre a fiação elétrica, com isolamento de áreas até a atuação da concessionária responsável na cidade que está sob responsabilidade da RGE.
Atendimento da Creluz
A Creluz informou que, devido ao forte temporal e vendaval registrados no fim da tarde desta quinta-feira, o Call Center, o Centro de Operação e o serviço 0800 estão temporariamente indisponíveis. Conforme o comunicado, a equipe trabalha para normalizar os sistemas e restabelecer os serviços o mais breve possível. A cooperativa agradece a compreensão dos consumidores.
Rodovia apresenta galhos e árvores caídos
Na BR-386, conforme o delegado da Polícia Rodoviária Federal em Sarandi, Fernando Morbini, não houve registro de ocorrência graves até o momento. De acordo com relatos obtidos pela reportagem do AU, foram registrados galhos e árvores caídas foram registrados na BR-386, no trecho entre Boa Vista das Missões e Frederico Westphalen, exigindo atenção redobrada dos motoristas que trafegam pela rodovia. Os obstáculos estão distribuídos em pontos distintos da pista e do acostamento, o que pode comprometer a visibilidade e a segurança, especialmente em períodos de chuva ou vento. Condutores devem reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente e observar a sinalização até que a situação seja normalizada.
Danos em Palmeira das Missões
O município com maior número de estragos foi Palmeira das Missões. O vento arrancou telhados, atingindo um ginásio e estabelecimentos comerciais na área central. Equipes atuam na avaliação dos danos e no atendimento às ocorrências.
Abastecimento de água
A interrupção no fornecimento de energia elétrica também afetou o sistema de abastecimento de água em Frederico Westphalen, Caiçara e Seberi.
Segundo a Corsan, em Frederico Westphalen e Caiçara a falta de luz comprometeu a captação de água bruta no Rio do Pardo, causando oscilações e, em alguns pontos, desabastecimento.
Em Seberi, a interrupção de energia afetou a captação no Rio Fortaleza, responsável pelo abastecimento do município. A normalização do fornecimento de água deve ocorrer após o retorno da energia elétrica e a recuperação do nível dos reservatórios.
A concessionária RGE informou que a eletricidade deve ser restabelecida ao longo da noite.
A Corsan orienta que os consumidores utilizem os canais de atendimento para informações e solicitações, por meio do aplicativo, da Agência Virtual e pelo telefone e WhatsApp 0800 646 6444.
A reportagem segue acompanhando possíveis registros de novos danos na região.