Dentro de uma panela de pressão no atual momento da temporada, o Grêmio vai subir a Serra Gaúcha para encarar o Juventude no domingo, 22, às 18 horas, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Depois de empatar por 1 a 1 na ida em Porto Alegre, o time de Luís Castro precisa da vitória para conseguir a vaga na final, mais uma igualdade no placar leva a decisão para os pênaltis, enquanto uma derrota elimina o clube da capital.
O que passa na cabeça de Castro?
Para esta decisão no Jaconi, o técnico gremista terá de lidar com alguns importantes desfalques que o farão mexer no seu setor de ataque. Com lesões nas posteriores da coxa, sofridas no jogo de ida das semifinais do Gauchão, Willian e Tetê devem ficar de fora do duelo que vale a vaga na final.
Em contrapartida, o Tricolor terá alguns retornos importantes no seu meio de campo, com Noriega voltando após cumprir suspensão e Monsalve, recuperado de lesão na coxa assumindo a função de meia-armador. Na defesa, Wagner Leonardo retorna para a zaga depois de ter sido poupado na ida por conta de um desgaste físico e no ataque, Amuzu reassume o lado do campo com o seu visto trabalhista regularizado.
Enquanto a equipe titular é um ponto de interrogação, nos bastidores, o Imortal segue promovendo a saída de atletas do elenco, com Edenílson acertando a sua ida para o Botafogo e Cristaldo sendo negociado para atuar em uma equipe da Argentina.
O provável Grêmio: Weverton; João Pedro, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Noriega, Arthur e Monsalve; Pavón, Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Alimentando o sonho do bi
O Juventude vem para o confronto sendo a única equipe invicta na competição estadual. O time de Maurício Barbieri busca o bicampeonato da competição para começar bem a sua temporada de 2026 antes da disputa da Série B, que se inicia apenas no mês de abril. Para o jogo contra o Grêmio, o Papo terá a volta da sua dupla de zaga titular (Rodrigo Sam e Marcos Paulo), que cumpriram suspensão no jogo da ida. Na esquerda, Patryck Lanza será desfalque após julgamento pelo TJD numa expulsão que ocorreu na partida contra o Inter-SM.
O provável Juventude: Jandrei; Rodrigo Sam, Messias e Marcos Paulo; Raí Ramos, Lucas Mineiro, Mandaca, Manuel Castro e Nathan Santos; Gabriel Taliari e Safira. Técnico: Maurício Barbieri.