Destaque Mérito Farroupilha
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
segunda, 04 de novembro de 2024

DESTAQUE MÉRITO FARROUPILHA – Continuamos a divulgar e valorizar pessoas que receberam o mérito do Destaque Farroupilha do Poder Legislativo de Frderico Westphalen, no dia 17 de setembro, durante os Festejos Farroupilhas. Esta semana, trazemos o nome de Ordalena Ues Bassanello. 

ORDALENA UES BASSANELLO - Nascida em 30 de junho de 1947, em Iraí. Aos 17 anos veio para Frederico Westphalen junto com a família, casando-se com Avelino Bassanello (in memoriam), com quem teve três filhos, Valdinei, Rudinei e Cláudia, e quatro netos. Ao longo de sua vida, trabalhou no comércio e também na costuraria, cuidava da casa e dos filhos. É uma das fundadoras da Maturidade Ativa do Sesc. No início da sua relação com o tradicionalismo gaúcho, seu pai era sócio do CTG Minuano de Iraí, iniciando no tradicionalismo gaúcho pela relação com a família. Já em Frederico Westphalen, foram convidados a participar do CTG Pé No Chão na época pela família do Henrique Caovilla, patrão da entidade, para participar do grupo de dança ela e seus irmãos, sendo a 1ª Prenda do CTG Pé No Chão por quatro anos. Quando casada, os filhos começaram a participar também dos grupos mirins de dança, com a família entrando para o CTG Rodeio da Querência, seguindo a participação no tradicionalismo gaúcho. A sequência da participação de Ordalena no tradicionalismo foi “nos bastidores”, auxiliando na confecção e no cuidado da indumentária gaúcha dos grupos de invernadas que participavam dos Enarts na década de 2000, confeccionando o macramê, nas indumentárias masculinas dos dançarinos do CTG. Dona Ordalena sempre cooperava com as ornamentações no CTG, principalmente por vários anos do Sarau de Prendas e demais eventos. Na atualidade acompanha as apresentações gauchescas do CTG em eventos do tradicionalismo gaúcho como uma incentivadora que no passado cooperou com a entidade gaúcha do CTG Rodeio da Querência em Frederico Westphalen. 

TCHÊNCONTRO DA JUVENTUDE – A juventude tradicionalista do Rio Grande do Sul estará reunida em Santa Cruz do Sul de 14 a 17 de novembro, para no dia 16, no Parque da Oktoberfest falar sobre o tema do Tchêncontro desse ano: “Teses e Vivências em Movimento: A contribuição e importância dos documentos filosóficos do tradicionalismo nas Entidades da tua Região Tradicionalista”. Dentro desse tema, que é bem amplo, foram sorteados 30 subtemas relacionados com os Documentos Filisóficos do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O público alvo são as prendas e peões Regionais e das Entidades e demais tradicionalistas, que irão em um tempo de 10 minutos apresentar, através de livre manifestação, o desenvolvimento criativo de seu tema proposto. As inscrições já estão encerradas, sendo que não havia número limite de participantes por Região Tradicionalista.

ENART/2024 – Uma Portaria do MTG nomeou a Comissão Executiva do ENART/2014, a ser realizado nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2024 na cidade de Santa Cruz do Sul que este ano vem liderada pela Coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Dal’ Osto Rossa e como Presidente da Comissão Executiva, Jorge Rohr. 

ENART - O MTG reunido em Esteio, dia 03 de fevereiro, em conjunto com todas as Coordenadorias Regionais e seus departamentos definiram as três cidades para sediar as classificatórias este ano. A primeira Interregional do Enart de 2024 havia sido definida para acontecer em Sarandi, porém, devido aos problemas financeiros gerados para a Prefeitura Municipal em decorrência da enchente de Maio, o município declinou de receber os tradicionalistas. Desta forma, Erechim foi o local que recebeu um terço do Estado, nos dias 2 e 3 de agosto, para definir os primeiros finalistas do ENART. A segunda interregional foi realizada em Cacequi nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. E a terceira etapa classificatória aconteceu em Capão da Canoa, dias 28 e 29 de setembro, fechando o ciclo classificatório. 
 

Fonte: