Quanta água você bebe por dia ?
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 31 de janeiro de 2025

Recebi do Dr. Marcos Vinícius Zanchet, casualmente meu sobrinho, provavelmente angustiado com a faixa etária do Tio, interessante correspondência que pretendo compartilhar com meus simpáticos Leitores. Diz respeito à quantidade de água que o cidadão deve ingerir diariamente. Traz a admoestação do Dr. Arnaldo Lichenstein, diretor do Hospital de Clínicas, competente e muito conceituado. Assim falava ele: 

 

“Toda vez que ensino medicina aos estudantes do quarto ano, faço a pergunta: Quais são as causas da confusão mental em pessoas idosas?  - Alguns respondem: Tumores na cabeça. Eu respondo, não. Outros sugerem: São os primeiros sintomas da doença de Alzheimer. Eu respondo novamente, não. E os alunos ficam frustrados. E mais espantados ainda ficam, quando eu respondo: DESIDRATAÇÃO.”

 

O Dr. Profº começa então a explicação: “Pessoas com mais de 60 anos geralmente param de sentir sede, e como resultado, param de beber líquidos. E se alguém por perto não os lembra, eles secam rapidamente. Desidratação afeta todo o corpo. Pode causar fraqueza muscular, fadiga, falta de motivação, confusão mental, diminuição de pressão arterial e angina. Em casos extremos, coma e até a morte”.

 

E continua o Doutor: “O hábito de esquecer de beber líquidos começa aos 60 anos, quando temos apenas 50% no corpo do líquido necessário. Pessoas com mais de 60, possuem um reservatório de água mais baixo. Faz parte do processo de envelhecimento. Resumindo: Não apenas têm menos água no corpo, mas não sentem vontade de beber. E apesar de tudo, parecem pessoas saudáveis.

 

Vão dois alertas: 1) Adquira o hábito de beber líquidos. Pode ser água, sucos, chá, água de coco, leite vegano, sopas e frutas como melancia, morango, melão, abacaxi, laranja e bergamota. A cada duas horas, ingerir algum líquido. Falam em 2 litros por dia. Faça a experiência: pegue um litro e meça quantos copos de água cabem nele. Então, Você verá que dificilmente estará atingindo o nível exigido. 2) Os Familiares preocupem-se de oferecer líquido às pessoas idosas.  E observe: se eles começam a ficar irritáveis, com falta de ar, desatentos à noite, são sintomas de desidratação.”

 

Se o meu inteligente Leitor tiver dúvidas sobre o acima escrito, fale com o seu Médico. Mas garanto que Todos eles mandarão BEBER ÁGUA EM ABUNDÂNCIA. O que Você gasta na CORSAN, poupará na farmácia. Se a água não tiver garantia, ou não for filtrada, ferva. Depois pode guardar na geladeira e se hidratar de tempos em tempos. Deus fez cair das nuvens a água necessária para o ser humano. Das fontes ela brota gratuitamente. E Deus nem cobra imposto. Então, garanta melhor saúde, tão somente ingerindo líquidos em quantidade. E não só a terceira idade. TODOS nós deveríamos adquirir este hábito. Nunca esqueço uma recomendação do Dr.Ennio: “Os pais não imaginam, quanta sede passam as crianças de colo...” A própria Religião valoriza sobremaneira a água: no Batismo, pela água, é lavada a sujeira do pecado original. Jesus Cristo que era Deus, ao fazer-se homem, seguiu estritamente as leis judaicas: fez-se batizar por João Batista, nas águas do Rio Jordão.

Fonte: