Emendas II
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 21 de fevereiro de 2025

Emendas I

O TCU  informou ao ministro Flávio Dino, do STF que entre as transferências de ’Emendas Pix', apenas cerca de 19% permitem rastrear o percurso do dinheiro desde o autor da emenda até o beneficiário final (fornecedor de bens e serviços), utilizando extratos bancários.

Emendas II

Isso ocorre, segundo a Corte de Contas, porque 69% das transferências foram feitas na modalidade Fundo a Fundo, que utiliza contas genéricas e inviabiliza a rastreabilidade até o beneficiário final por meio de extratos bancários. É tem muita coisa escondida e talvez dinheiro desviado da finalidade.

Mais Emendas

Fica a pergunta: Os órgãos públicos e entidades beneficiados com recursos de emendas divulgaram detalhadamente onde foram aplicados os recursos? Será que não tem ‘comissão’ e sei mais lá o que nessa história toda? Vimos que era manchete a chegada das tais emendas e isso é ótimo. Mas não tem manchete e nem algumas linhas em relação a todo o caminho das emendas, desde Brasília até a população. Essa é que é a verdade.

Amzop

Está mais do que na hora da Amzop se debruçar numa das pautas mais importante da região e do Estado. Nos referimos à BR-386, que precisa de terceira faixa em vários pontos e também a duplicação da mesma de Iraí a Sarandi. Certamente o novo presidente Adilson Balestrim e diretoria atuarão neste sentido e irão mobilizar lideranças empresariais e políticas, além de entidades, a favor de melhorias da rodovia federal.

Mais Amzop

É preciso ter uma visão regional de neste caso da BR 386, é uma demanda até estadual e nacional, pois a rodovia é uma ligação do RS com outros estados e por aqui circulam milhares de veículos diariamente e caminhões de carga que transportam a produção. Hora de se mexer.

Silvana Covatti

A deputada estadual Silvana Covatti esteve em Frederico Westphalen na há poucos dias, onde realizou a entrega de emendas parlamentares que irão beneficiar duas importantes instituições do município: a Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju e a APAE de Frederico Westphalen. Também esteve em outros municípios.

Sicredi

A Sicredi Conexão, abriu o prazo para inscrições em mais uma edição do Fundo de Desenvolvimento Regional. A iniciativa, que desde 2018 tem apoiado projetos que fomentam a cooperação, a cidadania e o aprimoramento cultural e social, contribui para a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das comunidades. As inscrições de novos projetos estão abertas até o dia 30 de abril.

Internet e crianças

Nos últimos dez anos, o uso de internet e a posse de aparelho celular cresceram entre as crianças brasileiras até 8 anos. Os dados estão no estudo inédito produzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que foi lançado na terça-feira (11), durante o Dia da Internet Segura. O estudo foi feito com base nas pesquisas TIC Domicílios e TIC Kids Online Brasil referentes ao período entre 2015 e 2024.

Detran

O deputado Rodrigo Lorenzoni, PL, descobriu que o Detran do RS destinou R$ 1,2 milhão para patrocinar o Planeta Atlântida, promoção que a RBS realizou dia 2 no Litoral Norte do RS. Não se sabe a razão do patrocínio, já que o Detran nada tem a ver com este tipo de evento.  

Partidos

O Brasil tem, atualmente, 29 partidos registrados no TSE e 19 bancadas na Câmara dos Deputados, por força das federações partidárias criadas em 2021. Muitos partidos e muito troca-troca de favores e até de cargos.

Governo

O diagnóstico praticamente consensual entre aliados de Lula é que falta estratégia e coordenação ao governo e que essa desconexão chegou até a ponta, ou seja, já é fortemente reconhecida pela população, incluindo a base social que elegeu o presidente em 2022.

 

IPE  SAÚDE

 O IPE Saúde acaba de lançar o Cartão Digital para acesso dos segurados aos serviços de saúde do plano. A nova funcionalidade, já disponível no aplicativo do IPE Saúde, possibilita que os usuários realizem atendimentos médicos e hospitalares sem a necessidade do cartão físico. A inovação oferece mais segurança, agilidade e conveniência para os 900 mil segurados e para os prestadores de serviços, como médicos, hospitais, clínicas e laboratórios.

 

Fonte: