Um Certo Galileu (50 anos)
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 28 de março de 2025

Padre Zezinho, foi o compositor e interprete de uma das canções católicas  mais famosas, não somente entre os cristãos católicos; mas, entre todos aqueles que creem em Cristo - é mais que um hino, é uma verdadeira catequese. 

                Lançado em março de 1975; durante quarenta anos a canção teve quatro estrofes e em 2015, o padre foi cobrado por um bispo de que na letra, ele havia matado Jesus e O deixou morto – cadê os outros dogmas? Então, padre Zezinho acrescentou a quinta estrofe.

“Um certo dia, a beira mar/Apareceu um jovem Galileu/Ninguém podia imaginar/Que alguém pudesse amar do jeito que ele amava/Seu jeito simples de conversar/Tocava o coração de quem o escutava”.

Segundo a Bíblia, Jesus nasceu em Belém,  na região da Judeia; mas foi criado em Nazaré, região da Galileia, onde passou a maior parte de seu ministério.  

“Um certo dia, ao tribunal/Alguém levou o jovem Galileu/Ninguém sabia qual foi o mal/E o crime que ele fez; quais foram seus pecados/Seu jeito honesto de denunciar/Mexeu na posição de alguns privilegiados”.

Naquela época era diferente o conceito de tribunal, porém, foi julgado por três poderes  - apressadamente; procedimento sumário, sem justificativa -  e condenado sem ter cometido um erro sequer. O Sinédrio era um conselho judaico de Jerusalem; composto por setenta e um membros, incluindo sacerdotes, escribas e anciãos; sendo presidente o sumo sacerdote.

Jesus denunciou injustiças, “mexeu na posição de alguns privilegiados”; Cristo foi por suas atitudes corajosas – foi tentado ser pego em armadilhas, para poder condená-lo -  enfrentando os poderosos; quando questionado se era lícito ou não pagar impostos, ele afirmou em Mateus 22, 19-21: “Pois devolvam a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.   

Cristo desafiou o governador da Galiléia: Em Lucas 13,31-32 – “Nesse momento, alguns fariseus se aproximaram e disseram a  Jesus: Deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar.  Jesus disse: Vão dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho”.

Em João 11, 47-48 (Os poderosos procuram matar Jesus): Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus reuniram o conselho. E disseram: “Que é que vamos fazer? Esse homem está realizando muitos sinais, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o Templo e toda nação”.

 Atualmente, Congresso Nacional do Brasil é bicameral; composto pela Câmara dos Deputados, com 513 parlamentares e pelo Senado Federal, com 81 representantes. Destes 594 políticos; 273 são empresários, 160 são fazendeiros, somando 72%  das duas casa. Será que eles votam no interesse do patrão ou do empregado?

Quinta estrofe: “Vitorioso, ressuscitou/Após três dias a vida Ele voltou/ Ressuscitado, não morre mais/Está junto do Pai/Pois Ele é o filho eterno/Mas Ele vive em cada lar/E onde se encontrar um coração fraterno/Proclamamos a Jesus de Nazaré/Glorioso e triunfante Deus conosco está/Ele é o Cristo é a razão da nossa Fé/E um dia voltará!”

 

Fonte: