No mundo corporativo, cada área possui seu jargão, que nada mais é do que um conjunto de termos técnicos que determinam uma área de conhecimento ou atividade profissional. O uso desse tipo de terminologia facilita a comunicação entre os pares e costumeiramente é usado entre pessoas que compartilham do mesmo conhecimento.
Na área da comunicação social, composta pela tríade: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, existem muitas expressões usadas rotineiramente nas atividades laborativas. Lembro do tempo em que trabalhei em agência de publicidade, no uso de termos como: feedback, briefing, job. Esses jargões ainda estão em voga tanto no mercado quanto na academia e, de acordo com pesquisa realizada pelo Mundo do Marketing em fevereiro de 2025, são utilizados de maneira ampla no mundo corporativo da comunicação.
O termo job foi o mais buscado no Google em janeiro de 2025, com 27 mil consultas mapeadas pela agência Conversion. Já o termo feedback, responde por 9,9 mil buscas e budget, por 6,6 mil consultas. Se até um ano atrás, o termo job recebia o mesmo interesse pelos internautas, só uma pesquisa com espectro mais amplo poderá responder. Contudo, desconfio que essa disparidade em estar em primeiro lugar nas buscas, dá-se pelo novo sentido atribuído ao termo, que pessoas fora da área da comunicação passaram a adotar. Tudo começou quando alguns MCs associaram em suas músicas, a palavra job como uma atividade de prostituição, em substituição ao usual “fazer um PG” (fazer um programa), como a letra: “E nunca mais ela me cobrou, só vem pelo love/ Nunca mais ela trabalhou, agora é pelo esporte/ Como é que pode? Como é que pode? / Conseguir ganhar o coração das do job”. Pronto. A expressão job se popularizou e agora é gíria no metiê das acompanhantes de luxo ou garotas de programas.
Em tempo, o termo job é uma expressão utilizada para se referir aos trabalhos que executamos na área da comunicação como uma campanha publicitária, a execução de um evento ou a realização de uma pesquisa. No meio da comunicação podemos exemplificar uma fala, que faz parte do cotidiano das empresas: “Estou fazendo um job (trabalho) de assessoria de comunicação, para uma das minhas contas (cliente)”. Assim como feedback, significa dar retorno a algo e budget, o orçamento previsto para algum job (trabalho). Respeito seria bem-vindo mas enquanto ele não chega, nós da comunicação, não vamos deixar de usar o termo job, em função dessa distorção.
Bons Ventos. Namastê.
