ENART PRÉ-MIRIM, MIRIM E JUVENIL I - Mais de duas mil crianças e jovens participaram do evento tradicionalista no último final de semana emErechim. Os CTGs Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha, e Sentinela do Pago, de Marau, foram os grandes campeões da segunda edição do Enart Pré-mirim, Mirim e Juvenil, realizada em Erechim ao longo do final de semana.O CTG Patrulha do Rio Grande conquistou o título nas Danças Tradicionais, categoria Mirim, enquanto o Sentinela do Pago levou o troféu na categoria Juvenil. Na categoria Pré-mirim, todos os participantes receberam troféu de participação, celebrando o incentivo à cultura desde a infância.
ENART PRÉ-MIRIM, MIRIM E JUVENIL II - Os resultados foram conhecidos no domingo, 6 de julho, após três dias de apresentações realizadas no Ginásio Municipal Renan Carlos Agnolin e no campus do IFRS. O evento teve parceria da Prefeitura de Erechim, com apoio da Câmara de Vereadores de Erechim e da Secretaria Estadual do Turismo.Esta foi a segunda edição do Enart Pré-mirim, Mirim e Juvenil organizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), seis anos após a primeira, realizada em Soledade, que teve pausa forçada pela pandemia de Covid. Ao todo, mais de 80 municípios do Rio Grande do Sul estiveram representados, reunindo 90 entidades e cerca de duas mil crianças e jovens em Erechim.
ENART PRÉ-MIRIM, MIRIM E JUVENIL III - “Não tenho dúvidas que este evento se tornará cada vez mais forte dentro do calendário do MTG”, destacou o coordenador da 19ª Região Tradicionalista, Ricardo Valmorbida.As finais aconteceram no domingo, 6 de julho, com grande público em todos os palcos, destacando-se as modalidades de Chula e Danças Tradicionais, que emocionaram e valorizaram o resgate histórico.O presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, avaliou o evento como positivo. “Temos certeza de que este evento veio para ficar e, no que depender do Movimento, estaremos novamente aqui em 2026”, frisou. Já o presidente da Comissão Organizadora, Aldair Menosso, agradeceu a todos os envolvidos. “Todos foram fundamentais para o sucesso que conquistamos, o público superou nossas expectativas, belas apresentações, a nossa cultura saiu fortalecida”, afirmou. Para Ricardo Valmorbida, o maior legado do evento está nas novas gerações. “As crianças e jovens são o nosso futuro, tenho certeza que a nossa cultura ganhou muito neste final de semana”, concluiu.
CTG RODEIO DA QUERÊNCIA – O CTG Rodeio da Querência, que em 2019, na primeira edição do ENART Mirim, trouxe para Frederico Westphalen a segunda colocação, participou este ano em Erechim como um dos CTGs destaque. Das 32 invernadas participantes na categoria Mirim, apenas 15 se classificaram para a grande finalíssima do domingo. O CTG Rodeio da Querência, por diferença de décimos, sagrou-se em 16º lugar. Não veio a classificação ou o trofeu desta vez, mas veio de volta na bagagem a experiência e a vontade de ensaiar ainda muito mais. O próximo objetivo da Invernada Mirim do Rodeio da Querência é participar e fazer muito bonito no FESTMIRIM, em Santa Maria, que acontecerá de 28 a 31 de agosto.
CIRANDA E ENTREVERO – Sábado, 12 de julho, mais um ciclo cutural se inicia na 28ª Região Tradicionalista. Serão realizadas as provas escritas para as três categorias de prendas e peões, na fase interna, a partir das 14 horas, na EEEM Cardeal Roncalli em Frederico Westphalen. Ao todo, estão inscritos mais de 70 crianças e jovens, que iniciarão a primeira etapa medindo os seus conhecimentos teóricos da cultura e do tradicionalismo gaúcho.
