Ecos da tradição
Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 22 de agosto de 2025

CHAMA CRIOULA – Sexta-feira,15, aconteceu a geração da Chama Crioula. A expectativa do público participante era muito grande, pois todos estavam curiosos para descobrir a forma criativa que Caxias do Sul iria fazer a sua geração. Assim como aqui em nossa Região Tradicionalista, quando a Geração aconteceu na cidade de Iraí foi valorizado o homem primitivo, com um índio e um balseiro gerando a Chama em cima de uma pedra no meio do Rio Uruguai, em Caxias, foi valorizado o imigrante italiano, que usou a enxada para trazer o progresso e a vida ao local. Foi um momento muito emocionante, a cena do imigrante italiano dando uma enxadada em um monte de lenha de onde surgiu, através da pirotecnia, um fogo imenso. E dali, o fogo foi repassado para o Candeeiro Crioulo do qual no sábado todas as Regiões Tradicionalistas receberam a sua centelha.

 

CHAMA CRIOULA – No sábado pela manhã, 16, mais de 1,5 mil homens e mulheres a cavalo conduziram a Chama Crioula pelas ruas da segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul. O trajeto percorreu cerca de 15 km durante o evento. A 28ª Região Tradicionalista, está representada por uma comitiva de 22 integrantes, entre cavaleiros, muladeiros e equipe de apoio. Eles percorrerão, a cavalo, em torno de 400 km até a cidade de Pinheirinho do Vale. A Chama Crioula também foi buscada por representantes de regiões Tradicionalistas de Santa Catarina e do Paraná.

 

SEMANA FARROUPILHA – Oficialmente estão abertos os Festejos Farroupilhas no Estado. Tem várias datas diferentes, que entidades e municípios adaptam conforme a sua realidade. Na nossa Região Tradicionalista, alguns municípios antecedem sua programação e outros a estendem um pouco mais.

 

CONGRESSO TRADICIONALISTA – O 73º Congresso Tradicionalista, realizado na cidade de Cachoeira do Sul, dias 01 e 02 de agosto, trouxe mais uma vez a necessidade de adequação dos Estatutos Sociais das Entidades ligadas ao Movimento, tendo em vista a nova lei de Proteção de Dados. Desta forma, todas as entidades, para poderem concorrer às inúmeras verbas e projetos existentes, alguns com altos valores monetários, deverão primeiramente adequar-se às diretrizes sugeridas pelo MTG. Será uma corrida contra o tempo.

 

ENCONTRO DE PATRÕES – Próxima semana, mais precisamente dia 27 de agosto, estará acontecendo o 6º Encontro Regional de Patrões, dessa vez, na sede social do CTG Rodeio da Querência em Frederico Westphalen. A pauta, bastante extensa, traz a entrega de uma homenagem concedida pelo MTG, por ocasião de seu 58º aniversário, no dia 26 de outubro de 2024, ao Tropeiro frederiquense José Luiz Lucas Ferraz (in memórian). Familiares do tropeiro receberão a honraria, em reconhecimento aos serviços prestados em prol do progresso do Rio Grande do Sul.

 

AFF – A Associação Farroupilha Frederiquense está com a programação dos Festejos da Semana Farroupilha bem alinhada, com os shows fechados, programação cultural, artística, esportiva, desfile, e demais atividades e atrações todas organizadas. O 45º Acampamento Farrapo será o maior de todos os tempos em Frederico Westphalen, fato que está exigindo muito empenho e planejamento da Comissão Organizadora. Os Festejos Farroupilhas em Frederico Westphalen iniciam dia 12 de setembro, com a chegada da Chama Crioula, apresentação de invernadas convidadas, Missa Crioula e show com Chiquito e Bordoneio.

 

CTG RODEIO DA QUERÊNCIA – Na próxima semana, dia 28, o CTG Rodeio da Querência estará disputando uma vaga da fase classificatória na Força B do 29º FESTMIRIM, maior festival do gênero de dança na categoria Mirim do Estado. O FESTMIRIM tem ao todo 200 invernadas inscritas nas duas forças, vindo inclusive CTGs do Paraná e de Santa Catarina e acontecerá em Santa Maria. O festival de dança é uma realização do CPF Piá do Sul.

 

Fonte: