TRADICIONALISMO – O Tradicionalismo, assim como atualmente é conhecido, possui muitas vertentes que se ramificam amplamente dentro dos CTGs, Piquetes e também nas famílias gaúchas. Do tronco denominado Cultura Gaúcha, temos várias ramificações, como a vertente artística, que por sua vez abre um leque de possibilidades, como a música, dança, declamação, trova, causo. Na vertente cultural temos as provas das Cirandas de Prendas e Entreveros de Peões, na parte campeira, tudo o que se refere ao cavalo, desde o tiro de laço, gineteada, até as longas e maravilhosas cavalgadas. Temos também a vertente dos jogos tradicionalistas, que contemplam o jogo do truco e suas versões, a tava, tetarfe, jogo do 48, bocha campeira. E tudo isso, em um mesmo caldeirão, se denomina Cultura Gaúcha. Para que tudo transcorra dentro de limites, são necessárias as regras, as diretorias, as reuniões, os combinados. E tudo por causa de 8 jovens saudosistas da Escola Júlio de Castilhos de Porto Alegre, que não aceitaram a modernidade imposta a eles pelas mudanças de hábitos do período pós guerra mundial.
INTER REGIONAL I – A segunda etapa Inter-Regional, que classificou mais um segmento do Estado para a grande final em Santa Cruz do Sul em novembro, aconteceu em Venâncio Aires dias 27 e 28 de setembro. Participaram mais de 600 competidores, sendo 500 deles somente nas Danças Tradicionais, Força A e B, na categoria Adulto. Os demais participantes foram selecionados para as modalidades individuais.
INTER REGIONAL II – Três CTGs da 28ª Região Tradicionalista foram representados na Inter Regional do Enart em Vanâncio Aires. Destes, dois concorrentes se classificaram para Santa Cruz do Sul: Diego Bertoletti da Rocha na modalidade Causo e Rodrigo Desbessell Filho, na modalidade Violão. Ambos representam o CTG Rodeio da Querência. Irão novamente competir com os melhores do Estado, em Santa Cruz do Sul nos dias 21, 22 e 23 de novembro, juntamente com a Invernada Adulta, na Força B, classificada pela sua colocação no ENART do ano passado.
9º ENECAMP E 33º ABERTO DE ESPORTES/2025 – Já estão abertas, de 13 a 27 de outubro, as inscrições para a disputa dos Esportes Campeiros Estaduais. O evento acontecerá dias 07, 08 e 09 de novembro em Marau, no Parque Municipal. Os atletas participantes devem ter o seu Cartão Tradicionalista em dia e serem inscritos através da Coordenadoria Regional. A prefeitura de Marau executou obras significativas de ampliações e melhorais em seu Parque Municipal, na expectativa de um grande público.
SEMINÁRIO – Hoje, 11 de outubro, acontece o 4º Seminário Estadual de prendas Mirins e Piás. Participam do evento prendas e piás dos 4 cantos do estado, recepcionados pela Gestão Estadual desta modalidade, no Salão Evangélico da cidade de Parobé. As trinta regiões participantes irão apresentar brinquedos e brincadeiras resgatados da infância dos avós, sendo esta uma importante participação para o evento estadual, que logo vem aí, que são os concursos de peões e de prendas, respectivamente em abril e maio de 2026. Da 28ª Região Tradicionalista se deslocaram duas delegações até Parobé.
FECARS – A Festa Campeira do Rio Grande do Sul já tem data: 18 a 22 de março de 2026, em Santa Cruz do Sul, Parque Municipal. O aporte financeiro prometido pelo prefeito municipal é de 400 mil, para que evento aconteça no local.
