Publicidade
Energias alternativas
Sicredi fomenta a geração de energia solar no RS
Instituição financeira cooperativa financiou cerca de 40% das instalações no Estado em 2020
Por: Redação AU
Publicado em: quinta, 12 de agosto de 2021 às 10:38h
Atualizado em: quinta, 12 de agosto de 2021 às 10:43h

Um dos valores do cooperativismo é promover a sustentabilidade e, a fim de cumprir com este propósito, o Sicredi está fomentando a adoção de energias renováveis em sua área de atuação. Neste sentido, o Sicredi segue disponibilizando produtos e serviços que contribuam para simplificar a vida financeira e melhorar a qualidade de vida dos associados e de toda a sociedade.

Com o aumento da adesão por este tipo de energia, as pessoas estão recorrendo a financiamentos para realizar a instalação. Conforme levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram instaladas, no Rio Grande do Sul, 28,7 mil novas unidades de geração fotovoltaica em 2020. Desse total, 11,2 mil foram adquiridas com linhas de crédito oferecidas pelo Sicredi – o que equivale a cerca de 40% das novas instalações para a geração desse tipo de energia no Estado. 

Em valores financiados pelo Sicredi no RS, o ano de 2020 registrou o volume de R$ 628 milhões para aquisição de equipamentos para geração de energia solar. O valor é superior em relação a 2019, quando os financiamentos atingiram R$ 427 milhões. 

O que dizem os associados?
Os associados Patrícia Carla Zachi e Maicon Reisdorfer conseguiram transformar a sua propriedade “Granja Produtora de Leitão Desmamado”, de Pinheirinho do Vale/RS, em uma usina solar por meio do incentivo da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.

– Para a aquisição dos equipamentos de energia solar foi essencial o financiamento do Sicredi, pelo fato de ser uma usina grande, o valor investido é alto, sendo necessário a utilização do financiamento. O valor pago na parcela do financiamento substitui o valor que seria pago na fatura da conta de energia, assim, após quitar o financiamento não teremos mais esta despesa, apenas manutenção da usina – frisou Patrícia. 

A associada ainda ressalta a importância de contar com o apoio da Cooperativa para a realização deste sonho. “É muito importante haver apoio e incentivo na implantação da energia solar, pois muitos ainda não conhecem os diversos benefícios e o Sicredi sempre esteve ao nosso lado nos incentivando a dar este passo, seja através de carta de crédito ou financiamento”, destacou a proprietária da Granja.

A atuação da Cooperativa
Atualmente, a Cooperativa desempenha um papel muito importante para manter o Rio Grande do Sul como um dos principais produtores de energia solar no país. 

Publicidade


– Hoje contamos com linhas de crédito específicas para esse fim, composto por linhas de crédito do BNDES e também com recursos próprios da Cooperativa. Esta é uma linha com taxas bem diferenciadas e com um prazo de pagamento de até 120 meses – ressaltou o gerente em Pinheirinho do Vale, Fábio da Silva. O gerente ainda destaca que são diversas vantagens oportunizadas pela Cooperativa para que a conta de energia elétrica fique mais barata. 

– O associado possui várias vantagens em acessar o crédito para a instalação da sua própria usina, para que não fique infinitamente pagando a sua conta de energia elétrica. Isso se transforma em investimento, que no futuro não terá mais esse comprometimento mensal. Outra vantagem é que não terá o reajuste da conta de energia elétrica e, claro, contribuir com a preservação do meio ambiente, já que se trata de uma energia limpa e renovável – disse. 
 

Fonte: O Alto Uruguai/Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Vitrine do AU