A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Frederico Westphalen está realizando uma obra de expansão, que teve início em julho deste ano, visando aumentar em cerca de 511 m² a área construída de sua sede, situada na rua Maurício Cardoso, bairro Aparecida. Com um investimento de, aproximadamente, R$ 1,3 milhão, a ampliação tem como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais e aprimorar o atendimento a mais de 200 usuários e suas famílias.
O financiamento da obra vem de um esforço conjunto, incluindo doações, recursos próprios da entidade e verbas do Programa Pró-Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Estes recursos estaduais foram captados com o apoio de empresas patrocinadoras, como Bakof Plásticos e Tcheturbo Provedor de Internet.
A conclusão da nova estrutura está prevista para janeiro de 2025. Com isso, a Apae poderá oferecer atendimentos especializados em diferentes áreas, dividindo suas instalações conforme as necessidades de seus usuários. A sede atual será destinada exclusivamente à área educacional, voltada aos alunos da escola especial, enquanto o novo espaço abrigará duas alas,t uma para serviços de saúde e outra para assistência social.
Atualmente, a Apae de Frederico Westphalen conta com convênios com prefeituras de cinco municípios vizinhos, Vicente Dutra, Caiçara, Palmitinho, Taquaruçu do Sul e Vista Alegre. Na área da saúde, por meio do Programa Teacolhe, do governo estadual, a entidade administra o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CRR 15), que atua na Região de Saúde 15 Caminho das Águas, e o Centro de Atendimento em Saúde (CAS). O CAS dispõe de uma equipe multidisciplinar especializada em TEA e atende, mensalmente, cerca de 150 usuários, realizando mais de 1.200 atendimentos.