Publicidade
Páscoa
Bombons ganham espaço nas cestas enquanto ovos perdem espaço
Pesquisa revela uma mudança nos hábitos e tradições dos brasileiros na data comemorativa
Por: Eduardo Faria
Publicado em: segunda, 14 de abril de 2025 às 09:26h
Atualizado em: segunda, 14 de abril de 2025 às 09:30h

A Páscoa está chegando e, com ela, voltam velhas tradições e costumes do cidadão na data comemorativa. Porém, em pesquisa realizada pela Hibou com o assunto da “Celebração e Consumo de Páscoa | Mar/25”, 10% da população afirma que não comprará nenhum chocolate neste ano.

Publicidade

O estudo revela um comportamento marcado pela contenção de gastos e pela priorização de despesas consideradas essenciais pelos cidadãos, ainda mais com a alta nos preços dos ovos de chocolate. Os consumidores revelaram uma preferência por itens mais em conta, como bombons e barras avulsas.

Cestas diferentes em 2025

Apenas 34% dos perguntados responderam que comprarão ovos de chocolate na data. As caixas de bombons e as barras avulsas dividem o topo do ranking com a aprovação de 43% e 42% dos entrevistados. Por outro lado, os chocolates artesanais ainda são a opção menos escolhida pelos consumidores, com apenas 21% de respostas. Um em cada três participantes da pesquisa ainda responderam que irão aproveitar as promoções que aparecerem.

O principal fator que influencia neste comportamento é a alta nos preços, 87% dos entrevistados afirmam que os ovos estão mais caros em 2025. Junto a isso, 34% planejam reduzir a quantidade de ovos comprados, enquanto 24% vão substituí-los por meios mais baratos.

Presente conforme o bolso

O estudo da Hibou ainda apontou que o principal fator na hora da compra é o preço, com 69% das respostas. As promoções vieram logo depois, com 49%, seguidas pelo sabor, 41%, e preferência pessoal, com 33%. Alguns outros fatores respondidos foram: pedidos dos filhos, com 18%, marca, 18%, brindes, 14% e tema dos ovos, com 12%.

Se tratando de gastos, 65% dos consumidores responderam que pretendem gastar até R$ 250,00 com os brindes do feriado, enquanto 26% planejam gastar entre R$ 250,00 e R$ 500,00. Por fim, apenas 8% afirma que irá ultrapassar os R$ 501,00.

Visão do empreendedor

O presidente da Associação dos Supermercados de Frederico Westphalen e gerente do Supermercado Barril, José Jacinto Argenta, conta que a percepção do estabelecimento é a de que os produtos de Páscoa que estão saindo são aqueles mais baratos e que aparecem em promoções. Argenta ainda fala que os itens mais tradicionais também estão tendo fluxo de venda, porém, sendo menor do que no ano passado.

No que diz respeito à forma como os supermercados estão se preparado para o feriado, Argenta revela que as grandes marcas diminuíram em 30% o fornecimento no ano de 2025. Além disso, com a diminuição do fornecimento das principais marcas de chocolate, aumentaram os pedidos por outras menos conhecidas, o que já vem acontecendo nos últimos anos.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa “Celebração e Consumo de Páscoa | Mar/25” foi realizada entre os dias 28 e 31 de março de 2025, com a resposta de 1.248 brasileiros com mais de 18 anos, das classes A, B, C e D. A margem de erro é de 2,8%, com nível de confiança de 95%.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai