Publicidade
De olho na segurança 
Delegado lança e-book com 100 protocolos de segurança
Obra de Diogo Ferreira reúne orientações baseadas na experiência prática para prevenção de crimes
Por: Diego Macagnan
Publicado em: segunda, 07 de julho de 2025 às 09:56h
Atualizado em: segunda, 07 de julho de 2025 às 10:01h

O delegado Diogo Ferreira, natural de Seberi, lançou o e-book 100 Protocolos de Segurança. A publicação reúne orientações voltadas à prevenção de crimes como furtos, invasões domiciliares, golpes digitais e fraudes. A obra foi elaborada com base na experiência do autor em quase 15 anos de atuação na Polícia Civil. Ferreira formou-se em Direito pela URI/FW, em 2006. Ingressou na Polícia Civil em 2014. Trabalhou em Passo Fundo, na Delegacia de Pronto Atendimento e na 1ª Delegacia de Polícia. Em 2018, assumiu a chefia da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Publicidade

Dedicação ao livro
Em março de 2025, afastou-se das funções na Draco para se dedicar a atividades particulares. Nesse período, concluiu a produção do e-book. “Fiquei os últimos 15 anos no combate ao crime, principalmente crimes graves como roubos, golpes, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Essa vivência me deu uma bagagem prática muito grande”, afirmou Ferreira. “Fui reconhecido até pelo governo americano com um prêmio no ano passado (2024), por causa das operações que coordenei. Isso me deu base para escrever este livro.”
Segundo o delegado, a obra é resultado direto da experiência profissional. “A teoria é importante, mas a prática é o que define o que funciona e o que não funciona em uma situação de crise. Minha abordagem é pelo olhar do criminoso. Tento mostrar como o criminoso enxerga a vítima”.

Golpes mais comuns abortados no livro
•    Falsos perfis no WhatsApp;
•    Golpe do Pix;
•    Exposição e chantagem com imagens íntimas (“golpe dos nudes”);
•    Silenciamento das vítimas por vergonha e medo;
•    Códigos de emergência familiares;
•    Proteção de dados pessoais e digitais;
•    Comportamento seguro em locais públicos e privados;
•    Prevenção de fraudes financeiras e golpes digitais.

O livro trata de temas como códigos de emergência familiares, proteção de dados, comportamento seguro em locais públicos e privados e prevenção a fraudes financeiras. Segundo Ferreira, os golpes mais comuns hoje envolvem o uso do WhatsApp, transferências via Pix e exposição de imagens íntimas. “Há vítimas que, por vergonha, não relatam à polícia e acabam pagando altas quantias. Um pouco mais de informação pode evitar muito prejuízo. Vi famílias sendo destruídas por golpes que poderiam ser evitados com uma orientação mínima. Muitas pessoas recebem dicas de quem nunca atuou com crime. O que eu proponho é algo baseado na prática da investigação”, afirmou o delegado. 

Versão física e cursos
Além do formato digital, o livro terá versão impressa, com lançamento previsto para os próximos dias. Ferreira também oferece cursos online e presenciais voltados à prevenção de crimes. O delegado publica conteúdos diários nas redes sociais. “Posto dicas todos os dias no meu Instagram, @diogoferreirars. Convido todos a seguirem, porque acredito que informação de qualidade pode evitar que muitas pessoas se tornem vítimas”, concluiu.

Versão digital disponível nesse link

Fonte: Jornal o Alto Uruguai