Publicidade
Jovens talentos
Cine Globo de Frederico Westphalen recebe Mostra de Escolas Musicais
Evento promovido no último sábado integra turnê por seis cidades da região noroeste
Por: Camila Oliveira
Publicado em: terça, 02 de setembro de 2025 às 13:50h
Atualizado em: terça, 02 de setembro de 2025 às 14:00h

A primeira edição da Mostra de Escolas Musicais no Cinema (Mostra EMC), está sendo realizada na região noroeste do estado e o Cine Globo de Frederico Westphalen recebeu o terceiro evento da turnê, no último sábado, 30. O evento reuniu os alunos e professores de escolas de música de diferentes cidades para prestigiar as apresentações dentro da sala de cinema. A iniciativa integra um roteiro por seis cidades e tem como objetivo estimular a criatividade, incentivar a experiência da performance em público e promover intercâmbio cultural. A coordenação é formada por Roberto Levy Filho, diretor do Cine Globo e proponente do projeto, Tiago Zagonel, coordenador de produção e idealizador, Jahn Berwig, coordenador de marketing e comunicação, e Gabriela David, assistente de produção. A mediação do evento no município ficou a cargo de Luiz Carlos Nunes, também conhecido como Fuga.

Publicidade

Antes de chegar em Frederico Westphalen, o projeto passou pelos municípios de Três Passos e Santa Rosa. Nas próximas semanas, a turnê ainda visitará Cruz Alta, Palmeira das Missões e Ijuí. Para participar, as escolas de música da região noroeste se inscreveram e foram selecionadas pela coordenação do projeto, aceitando o regulamento proposto. Cada cinema recebe um show, aberto ao público, com entrada gratuita mediante doação voluntária de alimento, agasalho ou ração para animais. “É, acima de tudo, um intercâmbio cultural e uma ação social”, afirma Roberto Levy Filho, diretor do Cine Globo.

Criada a partir da parceria entre o Cine Globo Cinemas e a Agência Noroeste, organização de incentivo e produção cultural, a mostra nasce com a proposta de aproximar estudantes da música de um espaço profissional de apresentações. Segundo os organizadores, o projeto oferece às crianças e jovens a oportunidade de viver um momento único de inclusão e acesso à música, ao cinema e ao palco. Além de fortalecer o aprendizado, de acordo com os organizadores, a experiência pode abrir portas para a participação em iniciativas maiores no futuro ou mesmo despertar o interesse em se tornarem promotores culturais.

O coordenador de produção do projeto e diretor executivo da Agência Noroeste, Tiago Zagonel, afirma que já há planos para uma próxima edição, com ajustes baseados na experiência deste primeiro circuito. "Um projeto é um caminho ainda não trilhado, então estamos aprendendo na execução e, como todo o projeto, vamos fazer pequenos ajustes para melhorar ainda mais a experiência de todos os envolvidos", declara.

A Mostra recebeu financiamento da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS, e do Governo Federal, com aprovação pela Política Nacional Aldir Blanc. Sua realização no município teve apoio do Cine Globo Cinemas, Instituto Cine Rock e Agência Noroeste, com realização do Ministério da Cultura.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai