Publicidade
Integração
UFSM-FW promove o primeiro Viva o Campus
Iniciativa teve como objetivo integrar as comunidades acadêmica e regional
Por: Eduardo Faria
Publicado em: segunda, 20 de outubro de 2025 às 15:49h
Atualizado em: segunda, 20 de outubro de 2025 às 15:56h

A Universidade Federal de Santa Maria Campus de Frederico Westphalen (UFSM-FW) promoveu na tarde deste domingo, 19, o primeiro Viva o Campus, um evento que tem como objetivo integrar as comunidades acadêmica e regional. O evento levou ao público uma tarde de lazer, cultura e convivência nas dependências da Universidade.

Publicidade
Publicidade

A programação contou com atividades artísticas, educativas, de saúde e de lazer, juntamente com a exposição de serviços voltados à comunidade de forma gratuita. O evento que também marcou a comemoração dos 19 anos da UFSM/FW na região, recebeu organizações e colaboradores que promoveram atrações culturais e musicais, além da distribuição de brindes.

Entre os expositores, estiveram as empresas Berenice Criativa, De Valérios Indústria e Comércio de Erva Mate, inFlux Frederico Westphalen, Restaurante e Lancheria Blanco, Livraria Gabarito, PS Papelaria Criativa e SpeedRS Provedor de Internet. Também participaram as entidades da UFSM/FW: Divisão de Apoio Pedagógico (DAP), Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), PET Engenharia Florestal e projeto SEJA UFSM-FW, além da docente Hilda Hildebrand Soriani. O repertório musical foi conduzido por estudantes e servidores da Universidade. O aplicativo de mobilidade ZenBee apoiou a ação oferecendo o cupom promocional “Viva o Campus”.

Para Thaís Jacomelli, que participou do evento, a iniciativa foi uma oportunidade de integração e valorização do espaço universitário: “O Viva o Campus foi um evento maravilhoso para a comunidade de Frederico Westphalen e região, uma oportunidade de aproximar a universidade da população em geral, que não costuma ter tanto contato com o espaço. Foi uma tarde para aproveitar a paisagem linda do lago e as atrações gratuitas do evento, que proporcionaram um momento de lazer e cultura acessível para todos(as)”, destacou.

A docente da UFSM/FW, Hilda Hildebrand Soriani, expôs suas mandalas artísticas e ressaltou o caráter integrador da ação: “Foi um evento muito positivo, no qual pudemos mostrar as pessoas que fazem a universidade todo dia. Para mim, foi muito bom ter essa aproximação com o público externo. Fazer a minha arte junto da natureza e ver as pessoas admirando, observando e querendo saber mais foi bastante gratificante e me deixou muito feliz. Fiquei muito alegre por poder participar do Viva o Campus e espero que tenham outras edições”, afirmou.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da ASCOM UFSM-FW