Publicidade
Aperfeiçoamento
URI/FW realiza curso de Atendimento Pré-Hospitalar e Suporte Básico de Vida
Formação, promovida pelo curso de Enfermagem, visa capacitar profissionais e interessados na área da saúde
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 20 de outubro de 2025 às 16:45h
Atualizado em: segunda, 20 de outubro de 2025 às 16:53h

Profissionais e estudantes da área da saúde, somando 24 pessoas, realizaram o curso de APH/BLS, organizado pela professora doutora do curso de Enfermagem da URI/FW, Marcia Casaril dos Santos Cargnin, e ministrado pela empresa TW&M Life Support, por meio do enfermeiro Wladimir Ricardo do Nascimento e Equipe Multidisciplinar Especializada. Participaram também, integrantes de equipes de Saúde dos municípios de Liberato Salzano e Vista Alegre. A formação aconteceu dias 17, 18 e 19, na universidade, somando 20 horas teóricas e práticas.
O curso de APH e BLS visa capacitar profissionais e interessados na área da saúde para atuarem de forma rápida, segura e eficaz em situações de urgência e emergência. O treinamento é feito através de aulas dinâmicas e simulações realísticas, com base em protocolos nacionais e internacionais atualizados e técnicas essenciais para salvar vidas, garantindo um atendimento de qualidade antes da chegada ao ambiente hospitalar.
No primeiro módulo, os participantes estudaram conceitos e princípios do Atendimento Pré-Hospitalar (APH), avaliação inicial, segurança da cena, suporte básico de vida, atendimento a vítimas de trauma e emergências clínicas, técnicas de imobilização e transporte de vítimas, uso de equipamentos de APH, com conteúdo teórico e simulações realísticas, por meio de estações em sala de aula e na rua. Das simulações realizadas, incluem-se atendimento na rua, vítima de carro e moto, atendimento clínico vítima de agressão (paciente psiquiátrico, tentativa de feminicídio, acidente vascular encefálico), transporte de vítima na ambulância e atendimento de múltiplas vítimas em sala vermelha.
No módulo 2, foi abordado o Suporte Básico de Vida (BLS), com reconhecimento de parada cardiorrespiratória, manobra de RCP em adultos, crianças e lactentes, uso do desfibrilador externo automático (DEA), desobstrução de vias aéreas e administração de O2. Os participantes realizaram prática simulada nos manequins e realizaram avaliação final para a certificado BLS e APH e a carteirinha internacional de BLS.
 

Publicidade
Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom URI/FW
Fotos