Publicidade
Educação
Média de abstenção no Vestibular da UFSM em FW foi de 31,9%
Processo seletivo contou com mais de 13 mil inscritos em todos os campi
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 12 de janeiro de 2026 às 10:43h
Atualizado em: segunda, 12 de janeiro de 2026 às 10:48h


A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou neste fim de semana, as provas do Vestibular 2026 e do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2026, mobilizando milhares de candidatos em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As avaliações ocorreram nos quatro campi da Instituição: Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, além de municípios como Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), no caso do Vestibular, e em 12 cidades no total para o PSS. 

Publicidade
Publicidade

O Vestibular 2026 da UFSM registrou 13.760 inscrições, um crescimento de 9% em relação à edição anterior. Já o Processo Seletivo Seriado reuniu estudantes de diferentes regiões, reafirmando seu papel estratégico como forma de acesso progressivo à universidade. 

Para ingresso em 2026, a UFSM oferece 1707 vagas pelo Vestibular e 2003 vagas pelo PSS, distribuídas entre os campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Frederico Westphalen

Em Frederico Westphalen, os processos seletivos registraram 1.417 candidatos inscritos, sendo 871 no Vestibular e 546 no PSS. As provas do Vestibular foram realizadas no campus da UFSM (UFSM/FW), enquanto as provas do PSS ocorreram no campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

No Vestibular, as abstenções foram registradas por turno, sendo 273 candidatos ausentes (31,3%), no sábado, 10; 278 ausentes (31,9%), no turno da manhã do domingo, 11; e 284 ausentes (32,6%), no turno da tarde do domingo, 11. A média da abstenção ficou em 31,9%.

Já no PSS, dos 546 candidatos inscritos, 483 compareceram para realizar a prova, o que representa uma abstenção geral de 11,5%. No detalhamento por etapa, a taxa de abstenção foi de 10% no PSS1, 13,8% no PSS 2 e 16,3% no PSS3.
A aplicação das provas contou com o trabalho de equipes técnicas, fiscais e colaboradores, assegurando a segurança, a tranquilidade e o cumprimento rigoroso das normas do processo seletivo. A UFSM/FW também disponibilizou estrutura adequada para acolher os candidatos e seus acompanhantes, incluindo a abertura do Restaurante do Campus nos dois dias de prova, com oferta de lanches e almoço.

Temas das provas e da redação

Neste ano, a prova inicial teve como temática “Geoparques e sua importância no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico nos territórios que os abrigam”, relacionada a todas as disciplinas da Prova 1, que abrange os conteúdos do primeiro ano do Ensino Médio.
O segundo dia de provas (manhã de domingo) teve como tema “O livro”, abordando as diferentes acepções do livro, seja físico, digital ou interativo, além de questões relacionadas a bibliotecas, acervos, preservação e importância da leitura. Na tarde de domingo foi realizada a última prova do Vestibular e do PSS 2026, com o tema “Mundo do trabalho”.
A prova de Redação do Vestibular e do PSS teve como tema “Flexibilização das relações de trabalho no Brasil”, convidando os candidatos a refletirem, em um artigo de opinião, sobre a legislação trabalhista brasileira e a flexibilização que vem ocorrendo nos últimos anos, além da precarização do trabalho e de fenômenos decorrentes do trabalho plataformizado.

Próximas etapas

Os candidatos devem ficar atentos aos cronogramas oficiais de divulgação dos resultados, disponíveis no site da UFSM. As próximas etapas do cronograma do Vestibular serão divulgadas na página do seu Edital. Tais informações também serão veiculadas nas redes sociais da universidade.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom UFSM-FW