Publicidade
Operação Piracema
Batalhão Ambiental apreende arma de fogo em Vicente Dutra
Apreensão ocorreu durante fiscalização no rio Uruguai
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 12 de janeiro de 2026 às 13:34h
Atualizado em: segunda, 12 de janeiro de 2026 às 13:38h

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb), realizou no domingo, 11, a Operação Piracema 2025/2026, no rio Uruguai, município de Vicente Dutra. Durante a navegação, os policiais militares avistaram uma embarcação e seus tripulantes, ao perceberem a aproximação policial, aumentaram a velocidade, possivelmente, tentando fugir da abordagem.
A equipe do 3ºBPAmb alcançou o barco, identificando um tripulante e localizando, no interior da embarcação, uma arma de fogo e cerca de 15 quilos de peixes, dentre as espécies, estava o Dourado, que tem a pesca proibida no Rio Grande do Sul. O homem recebeu voz de prisão e a arma de fogo foi apreendida. Os peixes foram inutilizados e descartados para servir de alimento a outras espécies. 
Ainda, os policiais militares retiraram da água, 80 metros de espinhel e 120 metros redes de pesca, materiais inseridos ilegalmente nas águas. Infelizmente, não foram localizados os responsáveis pelos petrechos. O material foi recolhido e será destruído.
A Operação Piracema seguirá até o dia 31 e reforça o compromisso da Brigada Militar com a proteção do meio ambiente e a preservação dos recursos naturais.
 

Publicidade
Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do Batalhão Ambiental