Os interessados em participar do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2026 têm até as 23h59min (horário de Brasília) desta quinta-feira, 29, para se inscrever. O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Ministério da Educação (MEC) divulgará o resultado da primeira chamada no dia 3 de fevereiro, conforme as regras previstas no Edital nº 2/2026.
Para se inscrever, o estudante precisa ter concluído o ensino médio, ter participado do Enem 2024 e/ou 2025, alcançar pelo menos 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. O edital não permite a inscrição de candidatos que tenham feito o Enem como treineiros, ou seja, apenas para autoavaliação antes de concluir o ensino médio. Para a classificação, será considerada a edição do Enem em que o candidato obteve a melhor média.
Além dos critérios do Enem, o participante deve se enquadrar em pelo menos uma das condições exigidas pelo programa, como ter cursado o ensino médio na rede pública, ter sido bolsista em escola particular, ser pessoa com deficiência ou, no caso específico de cursos de licenciatura e pedagogia, ser professor da rede pública. O candidato também deve escolher se concorrerá às bolsas de ampla concorrência ou às destinadas a políticas afirmativas voltadas a pessoas com deficiência e a candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
No caso das bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Para bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos por pessoa. Essas exigências de renda não se aplicam aos professores da rede pública que concorrem às vagas de licenciatura e pedagogia.
A classificação será feita de acordo com a modalidade escolhida na inscrição, considerando curso, turno, local de oferta e instituição, com prioridade definida pela situação do candidato e pela ordem decrescente das notas. Após a primeira chamada, prevista para 3 de fevereiro, a segunda chamada será divulgada em 2 de março, na página do Prouni.
Quem não for selecionado nas chamadas regulares ainda poderá disputar uma vaga pela lista de espera. Para isso, será necessário manifestar interesse no Portal Acesso Único nos dias 25 e 26 de março de 2026. A lista estará disponível para consulta no dia 31 de março, tanto para as instituições de ensino superior quanto para os candidatos.