Publicidade
Veículos
Prazo para parcelar o IPVA 2026 termina nesta sexta-feira
Pagamento da primeira parcela garante adesão e pode somar descontos de até 22,40%
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 29 de janeiro de 2026 às 13:50h
Atualizado em: quinta, 29 de janeiro de 2026 às 13:52h

Proprietários de veículos têm até esta sexta-feira, 30, para aderir ao parcelamento do IPVA 2026 em seis vezes, sem cobrança de juros. Para garantir a modalidade, é necessário efetuar o pagamento da primeira parcela ainda neste mês.
Quem inicia o parcelamento em janeiro também aproveita os descontos de antecipação, que são de 3% na primeira parcela, 2% na segunda e 1% na terceira. Além disso, o contribuinte pode obter os benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, cuja soma pode chegar a 22,40% no pagamento da primeira parcela.
A Receita Estadual reforça que, após o dia 30 de janeiro, não será mais possível parcelar o imposto. Quem perder o prazo terá apenas a opção de pagamento em cota única nos meses de fevereiro e março, ainda com descontos de antecipação, ou em 30 de abril, conforme o vencimento por placas, sem aplicação dos abatimentos por antecipação.
A última semana de janeiro também marca a reta final para quem deseja quitar o IPVA 2026 ainda neste mês e garantir o desconto de 3% pela antecipação. Para os contribuintes que possuem os abatimentos máximos dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, a redução total pode chegar a 22,40% no pagamento em cota única até o dia 30. A quitação antecipada segue como alternativa para quem prefere pagar o tributo de uma vez só.
O parcelamento foi implementado para facilitar o planejamento financeiro dos contribuintes e segue sem cobrança de juros. Para aderir, basta pagar a primeira parcela até o fim do prazo. As parcelas de janeiro, fevereiro e março incluem descontos de antecipação, que podem ser somados aos benefícios individuais do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Publicidade
Publicidade

Serviço 
Parcelamento sem juros: até 30 de janeiro, em seis vezes, mediante pagamento da 1ª parcela
Descontos de antecipação no parcelamento: 3% (1ª), 2% (2ª), 1% (3ª)
Pagamento em cota única após o prazo: fevereiro (2%), março (1%) ou 30 de abril (sem antecipação)
Acesso seguro: consulta e QR Code apenas pelo site da Receita Estadual, com gov.br
Alerta: atraso de parcela cancela o parcelamento e exige quitação integral do imposto

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Secom RS