O presidente da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, Ismael Cocco dos Santos, assumiu interinamente o cargo de prefeito municipal na manhã desta segunda-feira, 9. O ato ocorreu em razão do afastamento médico do prefeito Orlando Girardi, que se submeteu a um procedimento cirúrgico.
A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no gabinete oficial da Prefeitura e contou com a presença da primeira-dama, Vera Girardi, de vereadores e de servidores municipais. O ato foi realizado de forma administrativa, com a assinatura da ata de posse.
Durante o pronunciamento, Orlando Girardi informou que o afastamento temporário ocorreu para a realização de uma cirurgia no olho esquerdo, para retirada de catarata e glaucoma, procedimento realizado em Passo Fundo. “No ano passado já havia me afastado pelo mesmo problema, mas foi necessário realizar um tratamento prévio antes da cirurgia. Agora, estou apto a realizá-la”, afirmou. O prefeito também desejou êxito ao substituto. “Desejo um bom trabalho ao Ismael e à equipe. A administração municipal mantém seus compromissos com a comunidade”, declarou.
Em sua manifestação, Ismael Cocco destacou o caráter institucional da transição e a importância da cooperação entre os poderes. “Embora independentes, Executivo e Legislativo devem atuar de forma harmônica em benefício da população”, disse Cocco.
Ismael Cocco permaneceu à frente do Executivo na segunda, 9, e terça-feira, 10, período de recuperação do prefeito titular. Durante sua ausência do Legislativo, a presidência da Câmara será excercida pelo vice-presidente, vereador Lídio Signori.