Publicidade
Clima seco
Número de incêndios em vegetação aumenta no RS
Na região, foram ao menos 13 ocorrências atendidas pelos bombeiros nos últimos sete dias
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: quarta, 19 de janeiro de 2022 às 11:37h

O forte calor e o clima seco são dois dos fatores que têm contribuído para um aumento significativo do número de incêndios em mata e vegetação. Segundo dados do Corpo de Bombeiros do Estado, os primeiros 17 dias do ano trazem um aumento de 178% nos focos das chamas. Desde 1º de janeiro, são 1.889 pontos, enquanto que no mesmo período, em 2021, eram 679.

Publicidade


Na região, foram ao menos 11 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen desde a última quinta-feira, 13, que enfrenta dificuldades para dar conta de toda a demanda devido ao efetivo reduzido, tendo que pedir a colaboração de agricultores e das prefeituras para apagar focos menores.


Um dos focos de incêndio ocorre quase que diariamente, desde a última sexta-feira, 14, em uma área da reserva indígena de Erval Seco. O caminhão da corporação tem de se deslocar de forma constante até o local para apagar a queimada.


A situação mais preocupante no RS ocorre na Fronteira Oeste. Segundo dados da Federarroz, já são oito mil hectares queimados somente em Uruguaiana, com propriedades atingindo 90% de destruição. Produtores dessa região têm buscado mobilizações junto à Defesa Civil, para que seja formada uma brigada de incêndio, no sentido de capacitar pessoas no combate às chamas.


As causas dos incêndios podem ser muitas, segundo os bombeiros. Desde faíscas causadas por fios de energia arrebentados, a queima de lixo, descarte inadequado de bitucas de cigarro, reparos por solda, entre outras, podem servir de ignição para as chamas nas vegetações e matas que estão extremamente secas, tornando-se altamente inflamáveis.

Perigo nas estradas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) chamou a atenção dos motoristas para tomarem alguns cuidados em locais com a ocorrência maior dos incêndios. Ao avistar nuvens provocadas pelo fogo, a recomendação é reduzir a velocidade, mas nunca para o veículo, já que a baixa visibilidade pode ocasionar uma colisão, além da possibilidade de intoxicação. Em caso de incêndios na mata, os condutores devem ligar o sinal alerta e acender faróis. Além disso, as pessoas podem contribuir não jogando lixo na rodovia, bitucas de cigarros e outros produtos que possam intensificar um possível foco de incêndio. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU