Publicidade
Tecnologia
Centro de formação para jovens na área de tecnologia busca atender demanda por profissionais qualificados e impulsiona inclusão digital RS
Iniciativa vem transformando jovens talentos em programadores, além de realizar inclusão digital de adolescentes em situação de vulnerabilidade
Por: Redação
Publicado em: sexta, 25 de agosto de 2023 às 10:16h
Atualizado em: sexta, 25 de agosto de 2023 às 10:22h

Seguindo uma tendência já existente, a pandemia acelerou ainda mais a utilização de novas tecnologias no Brasil, tanto por empresas ou pessoas. De acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020, quase 88% das empresas no país adotaram iniciativas no ambiente digital nos períodos pré e pós Covid, o que aumentou a procura por profissionais qualificados na área de tecnologia. 

Publicidade

De acordo com pesquisa da Brasscom - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (2021), até 2025 a demanda por novos talentos na área de desenvolvimento, programação e afins será de aproximadamente de 800 mil vagas. 

“Sem dúvida, o acesso à tecnologia se tornou ainda mais importante e necessário na realidade pós pandemia. Entretanto, o que temos visto é uma grande dificuldade na área de educação formal para qualificar estes profissionais”, comenta Cesar Sponchiado, CEO da Tunad, Plataforma de Inteligência de Mídia.
Localizado no noroeste do RS, no município de Pinheirinho do Vale, o Centro de formação da Tunad aproveita o vínculo já criado com parceiros estratégicos e sua rede local de indicações. Com uma estrutura física local adequada para treinamento e professores externos contratados de maneira remota, o centro de formação combina o que há de melhor entre o universo físico e o digital para formar jovens profissionais que podem realizar o curso de programação completo, de maneira gratuita. 

“Comecei o curso do zero, aprendi vários conceitos básicos. O professor está na profissão há muito tempo, e ensina há bastante tempo também, ele foi muito prestativo, nos ensinava bem. Adorei tudo que aprendi. É algo com que realmente penso em trabalhar. É um universo gigante, dá medo em achar que nunca vou estar no nível certo, mas ao mesmo tempo, me dá motivação em buscar sempre mais, sinto que evoluí muito os meus conhecimentos de novembro para cá”, relata o aluno Leonardo Cardoso, de 17 anos. 

“O projeto começou no ano passado e já temos alunos formados que hoje fazem parte do nosso time de colaboradores. Essa iniciativa contribui para o mercado de tecnologia como um todo, mas, principalmente para nossa empresa, que hoje tem uma alta demanda por profissionais de tecnologia. Queremos dar vazão ao nosso crescimento e, por isso, essa é uma iniciativa 100% criada e desenvolvida por nós. O centro de formação combina ainda um projeto social paralelo de inclusão digital, oferecendo a adolescentes em situação de vulnerabilidade social cursos básicos de informática e aulas de reforço de matérias escolares para auxiliar no processo de aprendizagem”, finaliza o idealizador do projeto.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU