Turismo
**Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
sexta, 28 de outubro de 2022

Oncologia – O processo da criação da oncologia junto ao HDP começou a tramitar em outubro de 2008. Na época, o HDP encaminhou ao Conselho Municipal de Saúde uma solicitação de apoio, bem como aprovação da iniciativa para encaminhar ao setor competente. Guardei uma cópia. Hoje, após 14 anos, ainda pulsa um coração voltado à grande conquista.

Neonatal – Mais uma necessidade para amenizar sofrimentos nas famílias de nossa região, instalação de uma UTI Neonatal e Pediátrica, junto ao HDP.  Uma associação foi organizada com essa grande preocupação, e que poderá evitar riscos de morte de recém-nascidos, evitando deslocamentos e saber da existência de uma vaga. Só quem viveu esse drama pode emitir uma opinião.

Benefício – A Comunidade Terapêutica Bárbara Maix foi beneficiada com um aparelho multi biodigestor, com capacidade de 1.850 litros, para atender os serviços de esgotamento da cozinha, banheiros e lavanderia. O conjunto foi doado pela Bakof Tec, comemorando os 35 anos de atividades e ações sociais, atendendo pedido do Rotary Clube.

Lar dos Idosos – O Rotary Club promove, para o dia 19 de novembro, a venda de porção de arroz São José e galeto para retirar no salão paroquial, ao valor de R$ 40, para duas pessoas. Sabemos que o Rotary, por meio do companheiro Vilmar Silva, coordena a instalação de um pergolado na área do Lar dos Idosos.

Calçadas I – A Câmara de Vereadores está divulgando a cartilha Calçada Legal e o proprietário terá até 10 anos para implantar. Bela iniciativa, que permitirá o embelezamento de nossos passeios. O prefeito Nerone Campo e os vereadores 1969-1972 aprovaram uma calçada única e a rua do Comércio ainda tem alguns resquícios da implantação do projeto. Na época, esqueceram de proibir a indústria deixar de produzir lajotas. Um detalhe na época, é que o Manfrin produzia a cerâmica.

Calçadas II – Não seria mais interessante, senhores vereadores, encontrar uma solução quanto à qualidade das calçadas construídas, dando a impressão de a cidade ter um tobogã, prejudicando os cadeirantes? Não sei de quem é a culpa, mas observem as entradas de garagem nos edifícios mais modernos a dificuldade de se caminhar nas calçadas. Alguém teria que fiscalizar, pois a obra foi mal construída, mal projetada ou mal acabada?  

ERS-591 – A estrada FW-Ametista do Sul deverá ser asfaltada, foi divulgado o edital, exigindo uma reserva de 50 metros de largura, eixo de 25 cada lado, como reserva para o futuro. Para o diretor do Daer, Luciano Faustino, o relevo do terreno e a estrada existente, certamente, facilitará a realização da obra, que será importante para desenvolver o turismo regional.

URI/FW – O campus elegeu nova direção, no último dia 11 de outubro, tendo como diretora-geral, a professora-doutora Elisabete Cerurtti, professor e mestre Carlos Eduardo Blanco Lenares, como diretor acadêmico, e o professor-mestre Alzenir José de Vargas como diretor administrativo. Para a Escola de Educação Básica, diretora Márcia Dalla Nora e vice-diretora a Larissa Dalpasquale.

Turismo – Estamos nos aproximando do período que as pessoas tiram um tempo para passeios, veraneios e ter um tempo para um descanso. O município de FW tem diversos atrativos, concorrendo para formatar o roteiro "Caminhos no Barril", com visitas aos atrativos em fins de semana. Qual empresa de ônibus se dispõe e implantar um passeio, acompanhado de um guia?

Fonte: