Publicidade
Enchentes
É seguro fazer doações para o Pix do Governo do Estado?
Em meio à situação de calamidade, há campanhas contra a iniciativa
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 08 de maio de 2024 às 14:09h
Atualizado em: quarta, 08 de maio de 2024 às 14:15h

Em virtude da situação que atinge o Rio Grande do Sul, em razão dos efeitos das fortes chuvas, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave pix do CNPJ 92.958.800/0001-38, a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário a vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.

Publicidade

Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, até esta quarta-feira, 8, foram enviados ao Pix do SOS Enchentes R$ 72 milhões. Os valores que estão nesta conta, estão vinculados à Associação dos Bancos Públicos do Estado, formada por Banrisul, BRDE e Badesul, presidida por Irany Sant'Anna, diretor do Banrisul. Desta forma, o dinheiro não está sujeito à tradicional burocracia das contas públicas.

Comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul

O Estado publicou no domingo, 5, o Decreto nº 57.601, que institui o comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul. O grupo, formado por entidades públicas e privadas, será responsável por definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações destinadas às vítimas das enchentes e arrecadadas pela chave pix do canal.

Do setor público, o comitê é formado pelo Gabinete do Governador, Gabinete do Vice-Governador, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Casa Militar, Secretaria de Logística e Transportes, Secretaria do Desenvolvimento Social, Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária.

Do setor privado, formam o comitê a Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Central Única das Favelas (Cufa), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Fundação Marcopolo, Instituto Elisabetha Randon, Lions Club, Rotary Club, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS).

Fake News

Apesar da conta ser oficial, a iniciativa do Governo do Estado tem sido alvo de Fake News e movimentos contrários ao repasse de dinheiro pelo canal. Por isso, para evitar golpes, é necessário ficar atento a informações importantes. Isso permite que o repasse de valores ocorra com segurança e o dinheiro chegue àqueles que necessitam de auxílio.

Orientações para evitar golpes
– Tenha certeza de que você está recebendo informações oficiais, como, por exemplo, no site ou nas contas do governo do Estado nas redes sociais.
– Cuidado com links enviados em aplicativos de mensagens. Confirme por quem ele foi enviado e se, de fato, é confiável.
– Certifique-se de que a instituição alvo da sua doação fornece abertamente seus dados, permitindo que você entre em contato em caso de dúvidas.
– Se optar pela doação via pix, confirme a autenticidade do QR Code ou da chave indicada.
– O nome do destinatário do valor também deve ser conferido no momento da operação. A conta indicada pelo Estado é a SOS Rio Grande do Sul.
– Confira também o banco de destino da transação. A conta SOS Rio Grande do Sul foi criada no Banrisul.
– Só faça transações com o pix no aplicativo da sua instituição financeira e nunca forneça sua chave ou identificação em sites desconhecidos.

Dados para doação

Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é "SOS Rio Grande do Sul" e que o banco é o Banrisul.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU