A Consulta Popular 2025, que definirá prioridades para o orçamento do Estado em 2026, será oficialmente lançada na região do Codemau no dia 30, às 9h30min, no auditório da URI/FW. A iniciativa integra um ciclo de 28 assembleias em todo o Rio Grande do Sul, uma em cada Corede, com cronograma previsto de 14 de julho a 1º de agosto.
Durante a assembleia de lançamento, a equipe da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG-RS) irá apresentar a metodologia da Consulta Popular, esclarecer o funcionamento do processo e definir, junto com os representantes regionais, a quantidade de demandas que irão compor a cédula de votação e quantas serão eleitas neste ano. O valor destinado pelo Governo do Estado para a Consulta Popular 2025 é de R$ 60 milhões, que serão distribuídos entre os 28 Coredes gaúchos.
Coordenado pelo Codemau na região, o processo da Consulta Popular ocorrerá de forma antecipada neste ano. A votação será digital, entre os dias 6 e 10 de outubro, com divulgação do resultado final no dia 17 de outubro. A presidente do Codemau, Márcia Faccin, reforça o convite à comunidade regional, especialmente a gestores do Executivo e Legislativo. “Estamos definindo ações e projetos que integrarão o orçamento estadual de 2026 e que irão contribuir diretamente para o fortalecimento do desenvolvimento local e regional”.