Publicidade
Infraestrutura
Corsan contrata nova empresa para acelerar obras de esgoto em FW
Objetivo é atingir meta do Marco Legal do Saneamento
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: terça, 30 de dezembro de 2025 às 12:46h

A Corsan firmou oficialmente nesta terça-feira, 30, o contrato com mais uma empresa que irá executar obras de esgotamento sanitário em Frederico Westphalen. A Infravix Engenharia será responsável inicialmente pela implantação de 40 quilômetros de redes coletoras de esgoto, atendendo ao menos 2.100 ligações. O prazo das obras é de 22 meses iniciando pela Rua Caí. 

Publicidade
Publicidade

 

“Esta empresa possui expertise e atuação no mercado privado de engenharia, em grandes construções e no saneamento. Isso trará celeridade ao projeto em Frederico Westphalen”, explicou o gerente de relações institucionais da Regional Planalto da Corsan, Aldomir Santi, durante apresentação da empresa na Câmara de Vereadores do município. 

 

Nos próximos dias, outra empresa local deve ser anunciada pela Companhia para auxiliar no projeto. Atualmente Frederico Westphalen possui cerca de sete quilômetros de redes coletoras de esgoto já implantadas, e outros 6 quilômetros de tubulações assentados neste ano pela empresa PH Terraplanagem. Ela também fará o total de 40 quilômetros de redes e deverá edificar a estação de tratamento de esgoto, próximo ao Arroio Chiquinha. 

 

Os moradores ainda não devem se conectar à rede de esgoto. A Corsan vai enviar um comunicado aos consumidores com as orientações e prazos para ligações assim que estiverem disponíveis. A expectativa é de que as primeiras conexões estejam operantes em 2027.

 

Universalização do saneamento

 

Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Corsan